Topo

Hermès diz que está em negociações com Jane Birkin sobre bolsa de crocodilo

Jane Birkin pediu que grife retirasse seu nome de bolsa de luxo por não concordar com produção - Getty Images
Jane Birkin pediu que grife retirasse seu nome de bolsa de luxo por não concordar com produção Imagem: Getty Images

28/08/2015 11h43

A grife Hermès afirmou, nesta sexta-feira (28), que está em negociações com a atriz e cantora Jane Birkin sobre pedido de remover seu nome da bolsa de crocodilo de luxo da marca, uma campeã de vendas. A artista não concorda com as práticas agrícolas e de abate de um dos fornecedores da grife.

Em comunicado no mês passado, Jane procurou se dissociar da bolsa Birkin Croco --que custa mais de 20.000 euros (cerca de R$ 79 mil)-- depois de ter visto um vídeo mostrando como répteis vivos tinham a pele aberta ou serrada em uma fazenda no Texas, nos EUA, que é fornecedora da Hermès.

O executivo-chefe da Hermès, Axel Dumas, disse que a marca informou Birkin que iniciou uma investigação sobre as práticas da fazenda e está tentando impor padrões éticos mais elevados em relação ao tratamento de crocodilos em todos os seus fornecedores.

"Temos preservado uma relação de confiança e amizade com Jane Birkin", disse Dumas durante apresentação dos resultados do primeiro semestre da empresa. "Estamos em conversações com ela" sobre o assunto, afirmou o empresário, acrescentando que até o momento não há advogados envolvidos.

A bolsa, em homenagem a Birkin, se tornou um dos ícones da Londres dos anos 1960 e é um dos produtos de luxo mais procurados. Em parte porque a Hermès produz menos do que a demanda, o que resulta em listas de espera.

A bolsa Birkin é um dos itens de luxo mais desejados - Divulgação - Divulgação
A bolsa Birkin é um dos itens de luxo mais desejados
Imagem: Divulgação