SPFW

Maquiadores ensinam a adaptar 5 tendências das passarelas para o dia a dia

Do UOL, em São Paulo

18/03/2017 04h01

As semanas de moda nacionais e internacionais deixam no ar a vontade de saber mais do que acontece nos backstages. Até porque os maquiadores pensam carinhosamente na beleza das modelos para apresentar as coleções dos estilistas. E aí, surgem propostas que podem - e devem - ser adaptadas para o dia a dia de todas as mulheres. O UOL bateu um papo com Regis Sodré, maquiador nacional de Lancôme, e Fabiana Gomes, sênior da M.A.C, para garantir todos esses ensinamentos sobre as produções da São Paulo Fashion Week.

Top 5 makes das passarelas

  • Imagem: Andre Conti/Fotosite
    Andre Conti/Fotosite
    Imagem: Andre Conti/Fotosite

    A pele natural

    "Pele dos desfiles deve ser aplicada na vida real porque sustenta o look linda e saudável quase sem parecer ter muita maquiagem", comenta Fabi. O segredo é usar bases bem fluídas, em pouca quantidade, misturadas à sérum ou hidratante, e corretivo somente se houver necessidade. É legal também apostar em um ambiente com a temperatura controlada para não correr risco de ela começar a escorrer antes de aderir à pele. "Esse resultado 'quase nada' pode tanto ser com acabamento iluminado quanto com acabamento mate", diz Régis.

  • Imagem: Andre Conti/Fotosite
    Andre Conti/Fotosite
    Imagem: Andre Conti/Fotosite

    O iluminador discreto

    Já há algumas temporadas o contorno foi deixado de lado, dando espaço ao melhor uso do iluminador para realçar traços do rosto. O lance é que, para conquistar um visual com jeitinho de pele bem cuidada, Fabi Gomes revelou usar o item de make embaixo da base. "É um truque que garante visual suave com uma 'sugestão' de brilho", diz. "Para o dia a dia é incrível." Assim, aplique o iluminador cremoso e, depois, a base de cobertura leve para conseguir o efeito de brilho mais sutil.

  • Imagem: Andre Conti/Fotosite
    Andre Conti/Fotosite
    Imagem: Andre Conti/Fotosite

    Os olhos vibrantes

    Os anos 80 estão de volta? Esse estilo vintage de maquiagem marcou presença em alguns dos desfiles. Caso você seja do tipo mais discreto, Fabi orienta adaptar a tendência aos poucos, com alguns pontos de cor mais aberta em meio à combinação com versões mais escuras. Agora, se você faz a linha que se joga de cabeça, vá com tudo. "Use sombras compactas secas, úmidas ou cremosas, com pincel ou até incorporando lápis para compor o look descompromissado, sem parecer muito certinho", explica Régis. "Siga a regra da pele sem muitas construções, uniformizando com base ou CC Cream, e lábios com cores mais leves."

  • Imagem: Andre Conti/Fotosite
    Andre Conti/Fotosite
    Imagem: Andre Conti/Fotosite

    O blush "saudável"

    A regra da vez nas passarelas nacionais e internacionais é valorizar aquele coradinho natural da pele. E, sim, dá para conquistar esse efeito com maquiagem. "O grande segredo desse blush para ser usado na vida real é entender onde você mesma fica corada naturalmente e qual é o tom desse rubor", explica Fabi. Aplique o blush em textura cremosa em batidinhas com os dedos. Dá até para lançar mão de um batom rosa ou vermelho (dependendo do seu tom de pele) aplicado da mesma forma na região.

  • Imagem: Marcelo Brammer Studio Brammer
    Marcelo Brammer Studio Brammer
    Imagem: Marcelo Brammer Studio Brammer

    A boca marcante

    "Lábios com cores fortes ainda surgem resistentes atravessando outras temporadas", comenta Regis. As cores podem ser vinho, vermelho, roxo, marrom --e as texturas variam bastante, indo do mate aos cremosos e metálicos. Segundo Fabi, entre os cuidados, especialmente se falarmos em batons opacos, está em preparar os lábios com um bom hidratante e retirar o excesso desse produto. Então, aplique o batom direto da bala para ter todo o potencial de cor e depois finalize com o lápis labial para aperfeiçoar o traço.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.title}}

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Moda
do UOL
do UOL
do UOL
UOL Estilo
do UOL
Moda
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
UOL Estilo
UOL Estilo
do UOL
Moda
do UOL
do UOL
do UOL
Moda
Moda
UOL Mulher - Moda
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
Estadão Conteúdo
Band Terra Viva
FFW
Band Entretenimento
do UOL
TV CARAS
Folha de S. Paulo
do UOL
Folha de S. Paulo
UOL Mulher - Moda
Topo