Em meio à crise, perucas fazem sucesso em Londres

Ilana Rehavia

Da BBC Brasil em Londres

15/01/2009 07h35

As perucas estão voltando, pelo menos na Grã-Bretanha, onde elas registraram um boom de vendas no fim de ano e começaram a ser vistas como um acessório de moda versátil e relativamente barato.

Fotos: Veja algumas perucas que estão sendo usadas em Londres

Divulgação/BBC

Divulgação/BBC

No último Natal, as marcas de perucas presentes em lojas famosas como Harrods, Selfridges e Topshop registraram aumento nas vendas do produto em comparação a dezembro de 2007


Extremamente popular em séculos anteriores, a peruca andava fora de moda, sendo mais associada a pacientes em tratamento de quimioterapia ou drag queens. Mas agora, nos tempos de crise econômica, as perucas estão conquistando espaço como uma forma de mudar de visual facilmente sem precisar cortar ou tingir os cabelos.

No último Natal, as marcas de perucas presentes em lojas famosas como Harrods, Selfridges e Topshop registraram aumento nas vendas do produto em comparação a dezembro de 2007, indo na contramão dos fracos resultados do varejo em meio à crise econômica mundial.

A empresa Hot Hair, por exemplo, teve um aumento de 90% nas vendas de perucas e apliques em sua seção na Selfridges e de 70% na loja jovem Topshop, segundo disse à BBC Brasil o diretor da empresa, Richard Lipton.

Crise
Curiosamente, uma das razões apontadas para explicar o fenômeno é exatamente o clima de recessão, com muitas mulheres trocando a escova semanal no salão por uma peruca que pode ser reaproveitada várias vezes nos dias em que o cabelo pede atenção. Ou preferindo comprar uma nova peruca a mudar a cor ou o corte do cabelo no salão.

"Ir ao cabeleireiro é uma atividade cara aqui, sei disso porque tenho uma esposa e duas filhas. Então é possível que as mulheres estejam comprando perucas como uma alternativa", diz Lipton.

Vicki Ullah, proprietária da seção Wig Bordouir, que fica loja de departamentos londrina Harrods, também acredita que a crise pode ser, em parte, responsável pelo aumento registrado em suas vendas.

"As pessoas estão comprando perucas idênticas aos seus cabelos e, quando precisam de uma escova, ao invés de gastar até 60 libras (cerca de 200 reais), preferem apelar para a peruca, que pode ser reutilizada várias vezes", diz Ullah.

Divulgação/BBC

Divulgação/BBC

Cabelos longos e ondulados, à la Gisele Bündchen, e as tiaras imitando cabelos trançados, fizeram sucesso no final do ano em Londres

Celebridades
Outra razão apontada para o ressurgimento da peruca como um acessório de moda é o fato de que celebridades da televisão, como Tyra Banks e a Sharon Osbourne, começaram a ser mais sinceras sobre o fato de que recorrem a elas para mudar de visual.

"Tem muito a ver com a cultura da celebridade, com as mulheres acompanhando seus ídolos", diz Ullah. "Elas vêem essas celebridades com cabelos diferentes a cada mês e começaram a entender que as celebridades não cortam ou pintam o cabelo toda hora, para cada ensaio em revista ou aparição na televisão."

A empresa Hot Hair descobriu o tamanho dessa influência das celebridades em meados de 2008, quando criou uma peruca chamada Victoria, inspirada no então corte de cabelo chanel da ex-Spice Girl Victoria Beckham. A peruca foi o produto que vendeu mais rapidamente desde que a empresa foi criada, há dez anos.

Além da Victoria, e de perucas de corte chanel em geral, outro visual que fez sucesso para as festas de final de ano foram os cabelos longos e ondulados, à la Gisele Bündchen, e as tiaras imitando cabelos trançados.

A melhora na qualidade tanto das perucas sintéticas quando feitas de cabelos reais, com preços começando a £40 (cerca de R$ 135), também ajuda a explicar os recentes aumentos nas vendas de perucas, segundo os Lipton e Ullah.

"A palavra peruca ainda tem conotações da época em que a única peruca que você percebia era a peruca ruim", diz Lipton. "Mas atualmente a qualidade e o design melhoraram dramaticamente".

E, para os especialistas ouvidos pela BBC Brasil, a tendência veio para ficar. "As mulheres gastam uma fortuna para criar uma nova imagem, com roupas e cosméticos, mas nada muda mais dramaticamente o visual do que o estilo do cabelo", afirma Lipton. "A peruca dá às pessoas a chance de mudar o estilo do cabelo sempre que quiserem, sem o comprometimento da tesoura."

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está fechada

Não é possivel enviar comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

O UOL está testando novas regras para os comentários. O objetivo é estimular um debate saudável e de alto nível, estritamente relacionado ao conteúdo da página. Só serão aprovadas as mensagens que atenderem a este objetivo. Ao comentar você concorda com os termos de uso. O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor