Coreia do Norte inaugura sua primeira pizzaria

17/03/2009 11h58

A primeira pizzaria da Coreia do Norte foi inaugurada há três meses na capital do país, Pyongyang, de acordo com o jornal norte-coreano baseado no Japão "Choson Sinbo".

Segundo a publicação, os cozinheiros do novo restaurante foram enviados pelo presidente norte-coreano, Kim Jong-il, para serem treinados na Itália.

De acordo com o gerente do restaurante, Kim Sang-soon, o líder do país comunista teria afirmado que a pizzaria fará com que os norte-coreanos possam experimentar "alguns dos mais famosos pratos do mundo".

"Ele (Kim Jong-il) pediu que fosse inaugurado um restaurante especializado em culinária italiana", disse o gerente.

Clientes
Segundo a publicação, que segue uma linha pró-governo da Coreia do Norte, a farinha, manteiga e queijo usados nos pratos seriam importados da Itália.

O jornal ainda afirma que o restaurante tem estado cheio de clientes desde que foi inaugurado, no último mês de dezembro.

Muitos dos clientes da pizzaria puderam experimentar a culinária italiana pela primeira vez. "Eu sabia pela televisão e por publicações que pizza e espaguete eram comidas famosas em todo o mundo, mas esta é a primeira vez que experimento", disse o cliente Jong Un-suk, segundo o jornal.

O gerente do restaurante afirma que, no ano passado, os cozinheiros da casa foram enviados a Roma e Nápoles, na Itália, para aprenderem como criar pizzas e massas "autênticas".

Depois, voltaram à Coreia do Norte para aperfeiçoar as técnicas por meio de "tentativa e erro", disse Kim Sang-soon.

Azeitonas
Mas é possível que os planos para inaugurar o restaurante sejam muito mais antigos. Em 1997, o chef italiano Ermanno Furlanis foi à Coreia do Norte levando alguns fornos de pizza.

Em uma entrevista à BBC em 2004 ele contou ter dado aulas de culinária para três oficiais das Forças Armadas do país. Furlanis contou que os oficiais tomaram muitas notas das lições e fizeram perguntas detalhadas, como qual deveria ser a distância entre as azeitonas em uma pizza.

Fome
Mesmo assim, provavelmente poucos norte-coreanos poderão experimentar as pizzas do restaurante. A Coreia do Norte é um dos países mais pobres do mundo e depende de ajuda humanitária para alimentar sua população.
De acordo com o Programa Alimentar Mundial das Nações Unidas, mais de 9 milhões de norte-coreanos estão sofrendo com falta de comida neste inverno.

Estima-se que cerca de 2 milhões de norte-coreanos tenham morrido de fome desde 1990. Uma elite rica, no entanto, consegue ter um estilo de vida mais luxuoso.

O líder Kim Jong-il é conhecido por ter hábitos caros. Segundo comentários de pessoas que já o visitaram, ele seria um apreciador de caviar, vinhos franceses, sopa de barbatana de tubarão e conhaque.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está fechada

Não é possivel enviar comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

O UOL está testando novas regras para os comentários. O objetivo é estimular um debate saudável e de alto nível, estritamente relacionado ao conteúdo da página. Só serão aprovadas as mensagens que atenderem a este objetivo. Ao comentar você concorda com os termos de uso. O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor