Estilo de vida

Coreia do Norte inaugura sua primeira pizzaria

A primeira pizzaria da Coreia do Norte foi inaugurada há três meses na capital do país, Pyongyang, de acordo com o jornal norte-coreano baseado no Japão "Choson Sinbo".

Segundo a publicação, os cozinheiros do novo restaurante foram enviados pelo presidente norte-coreano, Kim Jong-il, para serem treinados na Itália.

De acordo com o gerente do restaurante, Kim Sang-soon, o líder do país comunista teria afirmado que a pizzaria fará com que os norte-coreanos possam experimentar "alguns dos mais famosos pratos do mundo".

"Ele (Kim Jong-il) pediu que fosse inaugurado um restaurante especializado em culinária italiana", disse o gerente.

Clientes
Segundo a publicação, que segue uma linha pró-governo da Coreia do Norte, a farinha, manteiga e queijo usados nos pratos seriam importados da Itália.

O jornal ainda afirma que o restaurante tem estado cheio de clientes desde que foi inaugurado, no último mês de dezembro.

Muitos dos clientes da pizzaria puderam experimentar a culinária italiana pela primeira vez. "Eu sabia pela televisão e por publicações que pizza e espaguete eram comidas famosas em todo o mundo, mas esta é a primeira vez que experimento", disse o cliente Jong Un-suk, segundo o jornal.

O gerente do restaurante afirma que, no ano passado, os cozinheiros da casa foram enviados a Roma e Nápoles, na Itália, para aprenderem como criar pizzas e massas "autênticas".

Depois, voltaram à Coreia do Norte para aperfeiçoar as técnicas por meio de "tentativa e erro", disse Kim Sang-soon.

Azeitonas
Mas é possível que os planos para inaugurar o restaurante sejam muito mais antigos. Em 1997, o chef italiano Ermanno Furlanis foi à Coreia do Norte levando alguns fornos de pizza.

Em uma entrevista à BBC em 2004 ele contou ter dado aulas de culinária para três oficiais das Forças Armadas do país. Furlanis contou que os oficiais tomaram muitas notas das lições e fizeram perguntas detalhadas, como qual deveria ser a distância entre as azeitonas em uma pizza.

Fome
Mesmo assim, provavelmente poucos norte-coreanos poderão experimentar as pizzas do restaurante. A Coreia do Norte é um dos países mais pobres do mundo e depende de ajuda humanitária para alimentar sua população.
De acordo com o Programa Alimentar Mundial das Nações Unidas, mais de 9 milhões de norte-coreanos estão sofrendo com falta de comida neste inverno.

Estima-se que cerca de 2 milhões de norte-coreanos tenham morrido de fome desde 1990. Uma elite rica, no entanto, consegue ter um estilo de vida mais luxuoso.

O líder Kim Jong-il é conhecido por ter hábitos caros. Segundo comentários de pessoas que já o visitaram, ele seria um apreciador de caviar, vinhos franceses, sopa de barbatana de tubarão e conhaque.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.title}}

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

BBC
BBC
Redação
Projetos
do UOL
BBC
Glamurama
Redação
do UOL
do UOL
do UOL
Redação
do UOL
UOL Estilo
Redação
do UOL
Moda
UOL Estilo
do UOL
do UOL
do UOL
UOL Estilo
do UOL
Redação
do UOL
do UOL
do UOL
Redação
Redação
do UOL
UOL Mulher - Moda
Redação
Beleza
do UOL
do UOL
Redação
Redação
Redação
Redação
Redação
Moda
do UOL
Redação
do UOL
Redação
do UOL
do UOL
Redação
do UOL
do UOL
Topo