Restaurante cria 'menu anticrise' e dá comida de graça a desempregados na Espanha

Anelise Infante

De Madri para a BBC Brasil

19/03/2009 07h08

Quarta-feira é dia de muito movimento no restaurante espanhol Taberna Bocatín, em Madri. Além dos clientes habituais da comida rápida, a rede lançou uma promoção solidária em tempos de crise: neste dia da semana, trabalhadores que levem documentos comprovando estar desempregados almoçam de graça.

Divulgação

Divulgação

Cardápio para desempregados é servido todas as quartas


O chamado "menu anticrise" inclui dois sanduíches (a escolher entre mais de 100 opções), uma porção de batatas fritas e uma bebida (refrigerante ou cerveja) de 300 mililitros. Sem direito a repetir.

A iniciativa está atraindo os clientes, em média 40 menus gratuitos por hora em cada um dos 36 restaurantes da rede espalhados pelo país.

"Estamos tentando passar uma mensagem de otimismo e solidariedade", disse à BBC Brasil o diretor de marketing da Taberna Bocatín, Alfredo Heredia.

"Nenhum restaurante espanhol está dando lucro nesse momento, mas achamos que apoiando os três milhões de desempregados, vamos abrindo caminho para que outras empresas sigam nosso exemplo. Essas ações fazem as pessoas se sentirem melhor".

A oferta a princípio durará um mês e é financiada por empresários e funcionários da rede. O restaurante entra com 60% dos gastos, os provedores dão 20% e os 20% restantes saem de contribuições voluntárias dos empregados da taberna.

Solidariedade
Essa solidariedade dos funcionários também é notada no atendimento das quartas-feiras, o dia do cardápio grátis.

"Dá muita pena. As pessoas chegam com vergonha de pedir e de dizer que estão desempregadas. Depois que relaxam, contam seus dramas", contou à BBC Brasil a gerente da filial da Moncloa, em Madri, Encarnación García.

"Tem gente que ninguém diria que está na rua", disse, descrevendo o perfil médio dos clientes da promoção como trabalhadores entre 40 e 50 anos, a maioria mulheres.

Famílias inteiras estão aproveitando a oferta para aliviar a situação em casa. Os equatorianos Wallace e Zaida Ramiro passaram a levar os dois filhos e uma nora para o almoço na Taberna quando ficaram sabendo da promoção. Toda a família Ramiro, que tem ainda outros três parentes em Madri, está desempregada. Juntos montaram um posto telefônico que, depois de quatro anos de lucro, fechou por acúmulo de dívidas no mês de outubro de 2008.

Loja de móveis também vende produtos a 1 euro toda quinta
"Estamos pensando em voltar para o Equador porque aqui sem trabalho, ninguém come. Agora tem essa promoção, mas e depois? Ninguém sabe o quanto vai durar essa crise", desabafou Zaida, 52 anos, perguntando ainda sobre a situação no Brasil.

"Também pensamos em ir para o Rio de Janeiro ou São Paulo. Temos uns compatriotas indo para lá", disse à BBC Brasil.

Loja de um euro
A promoção da Taberna Bocatín é a primeira entre as gratuitas, mas não a única na linha anticrise. Comércio, restaurantes, bares e até uma loja de decoração estão aderindo às ofertas para desempregados.

Na cidade de Valladolid a promoção é de móveis a um euro durante um mês. Toda quinta-feira é possível encontrar de travesseiros a camas, sofás e mesas por cerca de R$ 3,00 cada. A oferta limita uma compra por consumidor e dia. Às 3h30m da manhã já há fila.

A última empresa espanhola a lançar um pacote de ajuda aos desempregados foi a Telefônica. Durante o ano de 2009 a companhia promete dar descontos de 50% nas contas de telefonia fixa, móvel e internet a todos os clientes desempregados do país.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está fechada

Não é possivel enviar comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

O UOL está testando novas regras para os comentários. O objetivo é estimular um debate saudável e de alto nível, estritamente relacionado ao conteúdo da página. Só serão aprovadas as mensagens que atenderem a este objetivo. Ao comentar você concorda com os termos de uso. O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor