Estilo de vida

Moda na cabeça: O fim das mechas grossas

Alexandre Schneider/UOL
Após o tratamento, as mechas parecem que são naturais do cabelo da modelo Imagem: Alexandre Schneider/UOL

JULIANA LOPES

Colaboração para UOL

17/09/2007 20h52

O próximo verão pretende banir os cabelos monocromaticamente loiros tão divulgados por famosas como Paris Hilton e Britney Spears. As mechas grossas com a raiz escura, ao estilo Gisele Bündchen, garante a mais nova tendência, também não terão vez nas cabeças freqüentadoras dos salões mais badalados do país. Ou seja; nada de tingir o cabelão de um tom só e tascar a chapinha ou, na linha totalmente oposta, investir no look "garota de praia" ou "bed head", aquele com falhas que parecem ter sido feitas por uma parafina de surfista, exibindo os cabelos com atraso proposital de retoques no cabeleireiro (como se a mulher tivesse acabado de levantar da cama, toda amassada e desalinhada).

Quando o sol esquentar, as brasileiras devem colocar o pé na areia um pouco mais arrumadas que no verão passado e os cabelos, entrando numa linha mais chique, terão aspecto mais homogêneo, com reflexos bem finos, desde a raiz, buscando um aspecto natural mas glamuroso.

O cabeleireiro Marco Antonio de Biaggi, faro fino das tendências capilares, conta que podemos chamar este cabelo de lady-like. Ou, como ele traduz, de "estilo dama". A afirmação vai na linha do que disse David A. Wolfe, diretor criativo do The Doneger Group, de Nova York, empresa que faz previsão de tendências. Wolfe disse à Reuters que o momento pede estilos "não espalhafatosos e vulgares, como o que vimos no passado recente. Serão menos roupas para Britney e Paris Hilton e mais para mulheres adultas".

Pensando nisso, os coloristas informados já sabem que os cabelos devem estar agora com coloração impecável, desde a raiz. Mas é bom lembrar: aspecto homogêneo não significa cabelo de uma cor só! É preciso usar pelo menos três combinações de tom para chegar a este resultado. No final, as mechas, bem fininhas, vão criar um mix a tal ponto que ninguém vai ver onde começam ou terminam. "A estação pede textura, reflexos finos, não marcados, lembrando divas clássicas do cinema já personificadas por, entre outras, Ana Beatriz Barros", afirma Juha Antero, colorista do salão de Marco Antonio de Biaggi, o MG Hair, e responsável pelo tom que a top Ana Beatriz Barros exibe nas capas das revistas Nova e Elle deste mês.

Considerado um dos "pais" das tinturas no Brasil - ele é finlandês mas se fixou em São Paulo há oito anos - Juha Antero é o responsável pelas mechas no cabelo da modelo Verlaine Gehrke, 24 (agência Elite), que você acompanha no passo-a-passo do ÁLBUM DE FOTOS

MORENAS

Embora a modelo usada no passo-a-passo seja loira, as morenas também podem aderir ao look homogêneo com nuances loiras. Sempre pensando na combinação: cor próxima + cor distante + cor intermediária (leia mais no texto sobre tons de mechas). Quem tem cabelos escuros pode escolher tons castanhos avermelhados ou outros tons acobreados, principalmente no inverno. "No verão é bom ficar longe dos tons vermelhos porque essas tinturas podem amarelar se a pessoa tomar muito sol", alerta Juha Antero.

PROTEÇÃO DE VERÃO

Outra coisa que não pode faltar nesse verão de mechas "corretas", de diversas cores, é o velho e bom chapéu ou o boné. "Aproveite que vai proteger o rosto do sol e coloque o cabelo enrolado dentro do boné", aconselha o colorista. "Não adianta falar que vai passar filtro solar no cabelo porque na hora "H" a mulherada sempre esquece de reaplicar. E mesmo com proteção, não é bom levar cabelos com química ao sol por muito tempo". Para completar, melhor fazer uma boa hidratação, no cabeleireiro ou em casa, antes e depois de viajar para a praia. Anotado?

Créditos

Fotos: Alexandre Schneider
Cabelos: Juha Antero e Marco Antonio de Biaggi
Maquiagem: Adriano Oliveira

Agradecimentos:
MG Hair
Versace (blusa da modelo)

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba seu horóscopo diário do UOL. É grátis!

Mais Estilo de vida

Topo