Estilo de vida

Sobrancelhas volumosas dos anos 80 voltam como tendência para o verão

Divulgação/TV Globo
Malu Mader com desenho suave da sobrancelha Imagem: Divulgação/TV Globo

AILTON PIMENTEL
Colaboração para o UOL

01/10/2007 19h58

Brooke Shields, Malu Mader, Ana Paula Arósio e suas sobrancelhas volumosas são a senha para entender a nova tendência. Lá nos anos 80, ostentavam fios volumosos rebeldes e bem escuros. O visual hippie e quase "monocelha", negava os traços bem arqueados da época. Tinha também os estilistas japonenes, que insistiam na sobrancelha "caixa preta", praticamente dois retângulos retintos acima dos olhos. Para amarrar as duas pontas deste mais novo revival da década de 80, entra a figura de Pat McGrath, influente maquiadora da atualidade.

O curioso é que a própria McGrath se define como dona de sobrancelhas de jacaré, com pouquíssimos pelos sobre os olhos. Ela estampou "o novo traço" nas passarelas internacionais (Louis Vuitton, Chanel, Balenciaga, Prada) e nas páginas das bíblias da moda. Caroline Trentini e Raquel Zimmermann foram duas tops brasileiras cobaias da nova onda, que tem como garotas propaganda a atriz e fashionista Sienna Miller e a modelo Hilary Rhoda na vida real - perfeita para desfiles e editoriais dramáticos.

"As mulheres ficaram tanto tempo usando sobrancelhas finas e claras ou apenas limpando os excessos, que decidiram: é hora de "trabalhar" os fios. O que deve ir para a rua mesmo é a mistura do blocado com este novo hippie, com sobrancelhas preenchidas por sombras em pó diluída em água para dar leveza e uma textura sutil. Esta história do fashion gráfico do japonismo dos anos 80, com traços bem marcados e zero de naturalidade, vai pegar pouca gente", analisa Duda Molinos.

A opinião é compartilhada por Jayme Vasconcellos, do salão Studio W. "A brasileira ficou tão confortável com a sobrancelha natural, que muitas nem se preocupam com o desenho e a cor do fios. Imagina então se vão trabalhar o traço certo com lápis para ter efeito blocado? Sem falar que a sobrancelha fashion exige pelos escuros e compactos sobre pele muito branca. Se as próprias Brooke Shields, Ana Paula Arósio e Malu Mader suavizaram suas marcas registradas...", questiona Vasconcellos.

O melhor da tendência é colocar as sobrancelhas no foco de preocupação das clientes. As adeptas do "faça você mesma", agora têm uma margem menor de acerto, porque aumentou a quantidade de elementos necessários para ter os fios à moda de Sienna Miller, referência principal dos beauty artists. "O ideal é fazer visitas a cada 15 dias ao salão para a manutenção do desenho dos fios, porque se a linha 'sobrancelha natural' já causava vários desastres domésticos, é melhor não tentar fazer isso em casa", adverte Jayme Vasconcellos.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba seu horóscopo diário do UOL. É grátis!

Mais Estilo de vida

Topo