Estilo de vida

Eletrodomésticos são hoje campeões no quesito originalidade

Divulgação
Máquina de café expresso é um dos eletrodomésticos que apostam na originalidade Imagem: Divulgação

CHRIS CAMPOS

Colaboração para o UOL

02/10/2007 15h25

Houve um tempo em que não importava a marca, o preço ou a loja em que você entrasse para comprar um eletrodoméstico. Era mais ou menos tudo igual, e tudo muito chato. Mas, de uns tempos para cá, este momento de tédio consumista vem sendo revertido com apostas poderosas de grandes empresas, que finalmente se deram conta de que, se não variassem um pouco, corriam sério risco de perder a freguesia. O resultado prático é que hoje você pode entrar numa loja, ou num site de compras, e encontrar uma lavadora de roupas em formato de ovo, uma máquina de café expresso zebrada ou um microondas que parece uma tevê. São produtos diferentes e com apelo bem-humorado, que dão vontade de ter por perto, especialmente em casa.

Empresas estrangeiras, como as italianas Smeg e Illy apostam há tempos em eletrodomésticos bacanas. As geladeiras da Smeg estão entre os sonhos de consumo dos adeptos do retrô na cozinha. As linhas arredondadas da geladeira mais famosa da marca parecem saídas da casa da avó de alguém, com a vantagem de terem sido desenvolvidas com tecnologia moderna. A tabela de cores é outro atrativo. Quer uma geladeira listrada? Tem. Um modelo verde-limão? Tem também. A última da marca é uma geladeira que mais parece um gabinete de cozinha. A Illy também adotou o retrô como parâmetro para a máquina de café expresso mais cobiçada da grife, também oferecida numa cartela de cores que mais parece o próprio arco-íris.

Em território nacional, uma das marcas mais empenhadas no apelo do inusitado na hora de aprovar o design de seus lançamentos é a Brastemp, que despejou no mercado, nos últimos meses, três lançamentos do gênero: a lavadora de roupas Eggo, o microondas One Fitness e o frigobar Brastemp Retrô. A Viking, grife especializada em artigos para equipar cozinhas de fino trato e com representação no Brasil, é outra que aposta nas linhas caprichadas de eletrodomésticos. O destaque fica para a trinca de básicos de qualquer cozinha: batedeira, torradeira e o liquidificador. Já a Luxor ressalta a customização de suas máquinas de café expresso. Você pode optar por um modelo básico, que lembra, com um pouco de entusiasmo cinéfilo, o capacete do Darth Vader. Ou, então, escolher qualquer motivo de seu agrado, como uma máquina inteira zebrada, por exemplo, customizada pelo pintor de capacetes Sid Mosca - que criava os modelos usados por Ayrton Senna e também os de Felipe Massa. Custa caro, mas é o preço da exclusividade.

Aliás, máquinas de café expresso estão entre os itens campeões no quesito originalidade entre os eletrodomésticos. A bonitinha Essenza C90, da Nespresso, não deixa mentir. Mas há novidades interessantes também em outros segmentos. A Electrolux, além de ter colocado no mercado os produtos da linha Buon Giorno, para incrementar o visual do desjejum nosso de todo dia, também vai levar para as lojas, a partir do ano quem vem, um aspirador de pó que tem tudo para virar objeto de desejo em dia de faxina: o modelo Intensity, que, quando fechado, lembra um carrinho de brinquedo.


Chris Campos é jornalista e editora do site Casa da Chris

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba seu horóscopo diário do UOL. É grátis!

Mais Estilo de vida

Topo