Estilo de vida

Artista plástica ensina truques valiosos para ter uma casa colorida

Folha Imagem
Ambiente da Casa Cor com parede vermelha ao fundo: cor é a preferida da artista plástica Maria Luiza Imagem: Folha Imagem

CHRIS CAMPOS

Colaboração para o UOL

12/10/2007 15h45

A cor de 2008 será o amarelo. Mais precisamente o amarelo "cor de abacaxi maduro". Mas você também pode apostar sem medo nas demais variações, inclusive no dourado - outra estrela na cartela de cores do próximo ano. Quem garante isso é um estudo mundial de cores da ICI Paints, o Color Futures, que indica tendências que irão servir de referencial para a moda em geral - seja no ramo da joalheria, das roupas ou da decoração. Aqui no Brasil, o estudo é publicado pelas tintas Coral - empresa que organizou, na semana passada, uma discussão acerca do tema com especialistas de diversos segmentos. Durante o evento, além de debater o próprio termo "tendência", os participantes caíram em um assunto recorrente quando o tema envolve tintas: o medo de errar.

Assunto que a artista plástica Maria Luiza Beer conhece a fundo. Maria Luiza é dessas mulheres que dominam várias artes. Inclusive a de viver bem. Adora brincar com as cores e costuma dar consultoria para clientes que desejam incluir um pouco de cor em casa, mas não sabem por onde começar. O caminho que ela aponta é justamente o de não temer. Para Maria Luiza, as pessoas se dividem em duas categorias: as que amam cores e as "beges", que nunca se arriscam. Na entrevista que você confere abaixo, ela ensina truques valiosos para ter uma casa colorida e, conseqüentemente, que desperte algum tipo de emoção nos moradores.

UOL Estilo - Qual a principal influência de uma boa combinação de cores em território doméstico?

Maria Luiza - Costumo dizer que a cor abraça o morador, traz alegria para dentro de casa e também luminosidade extra. Com o bom uso da cor você consegue deixar qualquer projeto mais atraente, mesmo em casas e apartamentos que não tenham uma arquitetura primorosa. Outro dia mesmo pintei uma linha preta numa parede inteira branca, bem na linha divisória com o teto. O resultado foi uma parede que parece solta no ar. Ficou lindo.

UOL Estilo - Como você alia a escolha das cores à personalidade do morador?

Maria Luiza - Respeito muito quem mora na casa, apesar de eu ter um gosto muito particular quando o assunto é cor. Primeiro escuto a pessoa, que geralmente tem muito medo de errar. Aí é que está o segredo da coisa. O erro é bom. Nunca partimos de uma certeza absoluta ao resolver qualquer assunto na nossa vida. Desde que nascemos vivemos cercados de regras, e a possibilidade de ter uma parede branca para fazer o que quiser a partir dela inspira medo em muitas pessoas.

UOL Estilo - Como driblar este medo para começar a brincar com as cores em casa?

Maria Luiza - Observo primeiro como as pessoas da casa vivem. Dou sugestões para aquele momento específico, o que deve sempre ser feito. A casa da gente muda conforme a fase da vida em que estamos. Depois vejo as possibilidades para melhorar aquele ambiente. A cor numa casa pode ampliar um ambiente, dar a ilusão de um pé-direito mais alto, ou mais baixo, dependendo do que se espera conseguir como efeito. Outro truque que sempre uso é o de valorizar os defeitos. Explico: o defeito dificilmente vai ter conserto num ambiente. Então, o jeito é transformar o defeito em atração principal. Uma coluna no meio da sala, por exemplo. Em vez de deixá-la branca eu vou logo querer pintar de dourado. Você passa a ver aquilo como uma coisa bonita e não mais um defeito.

UOL Estilo - E se a pessoa for "bege", tem jeito de deixá-la mais "colorida"?

Maria Luiza - Se a pessoa é corajosa, topa tudo. Bege é a cor do medo. De quem não quer errar. E quem não quer errar? A vida é cheia de surpresas o tempo todo. Mas tem um recurso ótimo para quando as pessoas não querem nada muito ousado em termos de cores. Costumo usar, nesses casos, cores mais neutras, com um fendi, por exemplo. Ou então uso o branco com texturas diferentes em cada parede. Fica lindo. Você pinta uma parede de branco brilhante (a que estiver em melhores condições, porque tinta brilhante destaca qualquer imperfeição), outra de branco fosco, outra só com massa corrida com alguma textura, outra off white (que é o branco "sujo", levemente "menos branco", com uma pitada de nada de preto).

UOL Estilo - Qual o segredo para combinar as cores em casa?

Maria Luiza - Você pode pensar da seguinte forma: existe sempre um ator principal e os coadjuvantes, certo? Então escolha uma cor para ser o principal destaque num ambiente e só depois pense nas que farão parceria com ela. A natureza também é sempre uma boa inspiração. Folhas verdes com flores amarelas são lindas. Mas há tons de verde que não combinam com amarelo. Neste caso, é preciso ter bom senso na hora de escolher.

UOL Estilo - E a questão dos móveis e acessórios que integram o ambiente?

Maria Luiza - Isso também precisa ser levado em conta. Você sempre deve se perguntar: do que é composta esta casa? Tem muita cor nos móveis e acessórios? Suavize nas paredes. Se for o contrário, vale abusar do colorido.

UOL Estilo - É melhor testar a cor durante o dia ou à noite?

Maria Luiza - Sempre durante o dia, porque que é uma luminosidade que não muda. Pode estar um pouco mais, ou menos, ensolarado. Mas não vai mudar radicalmente. À noite, você pode corrigir o tom com a luz certa para valorizar as cores das paredes.

UOL Estilo - Qual é a sua cor favorita?

Maria Luiza - Adoro vermelho. Parede pintada de vermelho com tinta a óleo. O resultado é espetacular, parece que você está dentro de um útero, o lugar mais aconchegante que se tem notícia. Mas a recomendação principal é sempre a de deixar a intuição fluir na escolha das cores. Escolha cores que você gosta e elas certamente influirão positivamente na sua vida.

Chris Campos é jornalista e editora do site Casa da Chris

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba seu horóscopo diário do UOL. É grátis!

Mais Estilo de vida

Topo