Topo

Tradução de receitas famosas de sorvete trazem porções menores e ingredientes alternativos; saiba fazer

CHRIS CAMPOS<br><br>Colaboração para o UOL

19/11/2009 16h49

Receitas de sorvete que sempre dão água na boca são aquelas que despertam desejos. "Hoje acordei com vontade de uma taça do Chocolamour do Bambi!". "Queria tanto uma Banana Split para relembrar o gostinho das lanchonetes frequentadas na infância". "Dou tudo por um milkshake de Ovomaltine do BobŽs agora!". Se o caso for emergencial, a solução é correr logo para o destino original. Mas você pode despertar o sorveteiro que mora em você e criar versões caseiras desses sorvetes com algumas adaptações, como o tamanho das porções, por exemplo. É difícil alguém conseguir dar conta de uma Banana Split sozinho depois de devorar um hambúrguer ou encarar uma taça de Chocolamour depois de um farto almoço árabe.
  • Getty Images

    Banana Split simplificada é uma das sobremesas para você fazer em casa


Geralmente pensamos nesses sorvetes quase como um prato principal, um "mimo" salvador para ser degustado no meio da tarde. Em casa, você pode optar por porções menores, que ficam perfeitas como uma sobremesa fresquinha e que não pesam nem no estômago, nem na consciência.

O copão do milkshake pode ser substituído por copinhos charmosos, a taça do Chocolamour pode ser míni, assim como as bolas de sorvete que irão compor a Banana Split para a sobremesa. Menos é sempre mais, não adianta contestar. Outra dica para repetir as receitas sem frustrações é fazer tudo em casa. Nada de comprar calda pronta ou farofa no supermercado. Elas deixam diferentes pratos com o mesmo gosto, e a farra gastronômica perde metade da graça. Substituir alguns ingredientes é outra boa ideia. Se não vai ficar igualzinho, então vamos aproveitar para inventar moda na cozinha. Na farofa doce do Chocolamour, por exemplo, as castanhas-de-caju deram lugar a castanhas-do-Pará - que conferem um sabor especial e 100% nacional à sua receita.

Abaixo você conhece o preparo de três sorvetes famosos, para repetir em casa sempre que bater aquela vontade.

RECEITAS:

Mini-milkshake de Ovolmaltine

Ingredientes:
Algumas bolas de sorvete de chocolate
Um pouco de leite
Colheradas de Ovomaltine a gosto

Mode de preparo
Bata tudo no liquidificador. Se quiser um milkshake mais espesso, coloque pouco leite. Se preferir mais líquido, coloque mais leite. Quanto mais Ovomaltine você adicionar à receita, mais crocante e doce ela ficará. O caminho do meio é a medida certa, portanto.
Sirva em pequenas porções, distribuídas em copinhos charmosos.


Chocolamour reinventado

Ingredientes para a farofa crocante :
1 xícara de castanhas-do-Pará moídas no pilão
œ xícara de leite em pó
2 colheres (sopa) de Farinha Láctea
2 colheres (sopa) de açúcar
1 colher (sopa) de Ovomaltine
Misture tudo e guarde em um pote vedado o que sobrar

Ingredientes para a calda de chocolate:
5 colheres (sopa) de Nescau
2 colheres (sopa) de água
1 colher (sopa) de mel
1 colher (sopa) de manteiga
gotas de baunilha
Misture tudo em fogo baixo, até obter uma calda espessa. Sirva quente. Guarde o que sobrar em uma jarrinha tampada na geladeira e aqueça novamente na hora de servir.

Ingredientes para o chantilly:
1 xícara de creme de leite fresco
3 colheres de açúcar
Alguns minutos antes de montar o sorvete, bata os dois ingredientes na batedeira até obter o ponto de chantilly.

Montagem do sorvete:
Coloque no fundo de uma taça apenas uma bola de sorvete de chocolate. Aperte com as costas de uma colher, para que o sorvete fique moldado à taça. Cubra com uma quantidade generosa da farofa doce (a ideia é impedir que a calda quente se misture ao sorvete neste momento). Complete a taça com porções de chantilly e de calda quente, dispostas lado a lado. Enfeite com um pouco de castanha-do-Pará moída. Sirva imediatamente.


Banana Split simplificada

Ingredientes:
Uma banana cortada em rodelas
Minibolas de sorvete, moldadas em uma colher de chá, nos sabores morango, chocolate e creme
Cobertura de chocolate feita em casa (a mesma da receita do Chocolamour reinventado)
Castanha-do-Pará ou castanha-de-caju moída para decorar

Montagem do sorvete:
Disponha no fundo de um recipiente pequeno e comprido as rodelas de banana. Por cima, coloque três bolinhas de sorvete, um de cada sabor. Cubra com a calda de chocolate feita em casa e polvilhe castanhas moídas por cima. Sirva em seguida.

Chris Campos é jornalista e editora do site Casa da Chris