Topo

Make básico, intermediário e de noite: o segredo é a sobreposição de cores e texturas

ISABELA LEAL<BR>Colaboração para o UOL

25/11/2009 23h36

Quando o assunto é maquiagem do momento, a palavra de ordem é sobreposição. Isso significa que para transformar um estilo de make em outro mais elaborado, por exemplo, não é preciso remover os produtos já aplicados no rosto e sim acrescentar cores e texturas e transformá-lo em um look mais sensual, sofisticado ou marcante. Tudo vai depender do resultado que se quer.
  • Ana Lima/UOL

    Para um visual impactante para a noite, aposte em olhos esfumados e batom vermelho

"Do happy hour para a balada, do make dia para o make noite, do cinema para a festa. Para fazer essas transformações, basta acrescentar mais sombra, um batom vivo, um blush mais marcado e o look está novo", explica Augusto Sargo, maquiador oficial da Chanel no Brasil, que ainda evidencia a importância de manter os cosméticos no rosto por conta de suas propriedades de cuidados com a pele. "Hoje a maioria dos produtos contêm alguma ação de tratamento, que pode ser hidratante, proteção solar, anti-acne ou até mesmo um efeito lifting".

Na hora de escolher os tons, vale todas as cores. "Com essa moda nude, onde as roupas aparecem em tons neutros, a maquiagem ganha espaço para ser divertida, colorida, despretensiosa. Entram em cena sombras verde musgo, ouro velho, vinho e fúccia. E nos lábios, tons de tomate, pink, ameixa e vinho", ensina Augusto.

Outro ponto importante no make atual é que não existe mais aquela teoria de que se realçar os olhos, a boca deve ser nude e vice-versa: se o destaque for a boca, os olhos devem ser neutros. Não, para este verão, olhos e boca podem ser marcantes, sem comprometer o resultado, como no passo-a-passo desta reportagem.