Topo

Receitas fáceis para preparar a ceia, ou o almoço, de Natal sem medo do fogão

CHRIS CAMPOS<br> Colaboração para o UOL

09/12/2009 23h06

Receitas que, historicamente, sempre foram preparadas pela sua mãe ou, pior, pela sua avó, dão muito medo de repetir em casa. Será que o tempero vai ficar igual? As pessoas vão gostar? Vão querer bis? Por isso, caso você se aventure a ser o anfitrião da saga gastronômica do Natal, inove, faça diferente, mas com as receitas certas em mãos.


O UOL Estilo foi conversar com os banqueteiros Demian Figueiredo e Pila Zuca, do bufê Les Amis*, para tentar descobrir os segredos de receitas natalinas fáceis de fazer e que ainda tenham um pezinho no inusitado. Os dois são craques em inventar moda na cozinha. Pilotam dois serviços muito exclusivos: o bufê, que realiza poucos (e totalmente customizados ao gosto do freguês) eventos por semana e também o jantar "De portas fechadas" - 12 pessoas concorrem semanalmente a um lugar à mesa de um serviço de cinco pratos mais drinks realizado pela dupla com sucesso há cerca de um ano e meio.

Criatividade, portanto, não é um problema para eles, que iniciam esta seleção de três pratos natalinos com o tender. "Escolhemos o tender com osso, mais suculento que o bolinha", explica Demian. "O tempero segue o princípio do equilíbrio de sabores: ácido, doce e picante". O resultado é uma carne macia, assada no forno como de hábito, temperada com suco de laranja, vinho e melado (a receita você confere no final deste texto). O toque charmoso fica por conta do acompanhamento: frutas grelhadas levemente pinceladas com manteiga.


SERVIÇO:
Les Amis - Praça Gastão Cruls, 38, Vila Madalena, tel. 11 3021-9882. Para se inscrever para um dos jantares "De portas fechadas", visite o site do Les Amis (http://www.lesamiscozinha.com.br) e envie um email para deportasfechadas@lesamiscozinha.com.br


 

  • Chris Campos

    Tender com frutas frescas grelhadas


Tender com frutas frescas grelhadas

Ingredientes
1 tender inteiro com osso com cerca de 2,5kg
1 laranja pêra
80g de melado
2 colheres (sopa) de mostarda Dijon
400ml de vinho branco seco
120g de manteiga
600g de ameixas roxa
1 abacaxi
600g de pêssegos
25 cravos-da-Índia
sal e pimenta-do-reino

Modo de Preparo:
Com uma faca, faça marcas em formato de losangos na pele do tender, decore espetando os cravos na peça. Besunte o tender ocm uma mistura de melado e mostarda. Em uma assadeira, coloque o tender com o suco de laranja e o vinho. Asse em forno médio por aproximadamente 45 minutos, regando a carne, durante o tempo de forno, com o suco da assadeira até que ela fique dourada. Retire do forno e reserve o tender e o que restou do suco do cozimento. Enquanto o tender assa, corte as frutas ao meio para retirar os caroços. Coloque manteiga em uma grelha e doure ali as frutas. Reseve. Prepare um molho colocando em uma panela o que restou do suco do cozimento do tender com um pouco de água. Reduza em fogo baixo para engrossar o molho. Acerte o tempero, coe e reserve. Sirva o tender em temperatura ambiente ou aquecido, como preferir. Guarneça com as frutas grelhadas e regue a carne com o molho aquecido.
Rendimento: 12 pessoas.


 

  • Chris Campos

    Peito de peru com farofa de nozes e ameixas


Peito de peru recheado com farofa de nozes e ameixas

Ingredientes:
2,4kg de peito de peru desossado
2 cebolas
3 talos de salsão
3 cenouras
1 alho poró
3 dentes de alho
1 colher de (café) de louro em pó
500ml de vinho branco seco
1 ramo de alecrim
1 ramo de manjericão roxo
1 ramo de ceboulette
1 ramo de tomilho
500g de farofa de pão com nozes e ameixas
azeite, sal e pimenta-do-reino
Ingredientes para a farofa de pão
180g de manteiga
? xícara (chá) de azeite
3 ce bolas picadas
3 dentes da alho picados
3 talos de salsão picado
200g de ameixas secas sem caroço picada
350g de bacon picado
300g de nozes picadas
1 ramo de tomilho
1 ramo de alecrim
750g de pão de miga branco ou de forma sem casca
sal e pimenta-do-reino


Modo de Preparo:
Bata os legumes e ervas citados na primeira lista de ingredientes desta receita no liquidificador junto com o vinho e marine o peito do peru inteiro de um dia para o outro. Comece a preparar a farofa. Frite o bacon até ficar crocante. Doure a cebola e o alho na manteiga com o bacon. Junte o salsão, a ameixa seca e as nozes. Deixe refogar por 3 minutos e acrescente um pouco de azeite e o pão esmigalhado rusticamente. Misture tudo muito bem. Tempere com alecrim, tomilho, sal e pimenta-do-reino, reserve.
Corte o peito de peru no sentido de seu comprimento, como se fosse rechear um lombo. Recheie o peito com a farofa de pão, enrole c om um rocambole e amarre com barbante. Reserve o restante da farofa. Tempere à gosto com sal, pimenta do reino e mais um pouco de azeite. Em uma assadeira, coloque o peru, sua marinada, mais um pouco de azeite e cubra com papel alumínio. Asse em forno médio por 40 minutos, retire o papel alumínio, regue com um pouco do suco da assadeira e deixe dourar. Verifique o ponto certo espetando um garfo na carne, que deve estar tenra e ter um pouco de suco em seu interior. Retire do forno, separe o suco da assadeira. Reserve o peru inteiro e leve-o à geladeira. Junte o suco da assadeira com um pouco de água e leve ao fogo baixo em uma panela para reduzir e engrossar o molho. Acerte o tempero. Coe e reserve. Corte o peito de peru em fatias quando ele estiver frio. Em uma assadeira, coloque ? do molho, as fatias do peru e cubra com papel alumínio para aquecer no forno. Aqueça o restante do molho em uma panela e o restante da farofa em outra panela. Sirva em seguida.
Rendimento : 12 pessoas.

 

  • Chris Campos

    Sorbet de manga com gengibre, de banana com pralinê e framboesa com champanhe rosé


Sorbet de manga com gengibre
Ingredientes:
3 mangas maduras
1 pedaço pequeno de gengibre descascado e picado
Fitas de coco queimado

Modo de Preparo:
Corte as mangas em pedaços, coloque num saco e ponha no freezer para congelar. No mínimo 4 horas. Num processador coloque os pedaços de manga congelados e gengibre a gosto, bata até ficar homogêneo.Com um boleador de sorvete distribua o sorbet em tacinhas de dry Martini e decore com as fitas de coco. Sirva imediatamente.

Sorbet de banana com praliné ou paçoca

Ingredientes:
6 bananas prata maduras
Pralinê ou 3 paçocas

Modo de Preparo:
Corte as bananas em pedaços, coloque num saco e ponha no freezer para congelar. No mínimo 4 horas.Coloque os pedaços de banana congelados no processador e bata até ficar homogêneo. Com a ajuda de um boleador de sorvete distribua o sorbet em tacinhas de dry Martini e decore com a praline ou a paçoca como uma farofinha. Sirva imediatamente.

Sorbet de framboesa com champanhe rosé

Ingredientes:
500 g de framboesas congeladas
100 ml de champanhe ou espumante rose
100 g de açúcar
Folhas de hortelã

Modo de Preparo:
Num processador coloque a framboesa congelada, o açucar e o champanhe, bata até ficar homogêneo. Com a ajuda de um boleador de sorvete distribua o sorbet em tacinhas de dry Martini e decore com uma folinha de hortelã. Sirva imediatamente.

*Execução e coordenação das receitas: Marcelo Rodrigues