Estilo de vida

Maquiagem de inverno: looks das passarelas em versões para usar na rua

Shâmia Salem e Aline Dini

Colaboração para o UOL

Desfile de moda é espetáculo, por isso, quanto mais ousado o look, melhor. Daí a importância de passar um filtro no visual das modelos antes de copiá-lo para usar no trabalho, na balada, no encontro a dois. “Não dá para levar para a rua, por exemplo, o mesmo make vibrante usado na apresentação da coleção outono-inverno 2010 de Alexandre Herchcovitch. O efeito é lindo, mas o chefe e o namorado podem estranhar”, diz o maquiador Roosevelt Vanini, do salão C.Kamura, em São Paulo.

  • Alexandre Schneider/UOL

    Batom vinho é adaptação para a "vida real" do batom escuro apresentado em desfiles

 

O mesmo cuidado vale para a boca escura destacada pelas grifes Erika Ikezili e Missoni, entre outras. “Tudo bem que o visual vampira está em alta, mas há formas menos impactantes de chamar a atenção para os lábios”, afirma o maquiador Lu Ramos, do salão MG Hair Design, em São Paulo.

 

Para não errar e ainda ficar fashion, o maquiador Saulo Fonseca, de São Paulo, sugere não misturar tendências. “Usar uma em cada ocasião aumenta as chances de acerto. Ou seja, num dia você valoriza os olhos, no outro, a boca, e no restante da produção, vai pelo básico”, ensina ele.

 

Veja algumas das principais tendências de maquiagem para este inverno e como adaptá-las para o dia a dia

 

Pele claríssima

 

  • Alexandre Schneider/UOL

    Pele clara ganha toque de blush para espantar qualquer vestígio de palidez

O que pintou na passarela: Pó facial um ou dois tons mais claros do que o rosto para ‘anular’ a pele e evidenciar a boca ou os olhos.
 

 

Tradução para a vida real: Para não parecer pálida, é preciso seguir duas regras: caprichar na preparação da pele, com hidratante e pré-base, também conhecido como primer, e escolher bem a cor da maquiagem. Na prática, o corretivo e a base devem ser da mesma tonalidade da sua pele e o pó compacto, uma mais clara. “Dê preferência a produtos da linha mineral. Eles são extremamente finos, o que garante um acabamento uniforme, e trazem óxido de zinco, ferro e mica, que conferem delicados pontos de luz”, explica o maquiador Lu Ramos, do salão MG Hair Design.
 

Como fazer:
• Passe o hidratante facial e espere alguns segundos para ele secar.
• Coloque o equivalente a uma ervilha de pré-base na palma da mão e distribua na testa, nas bochechas e no queixo como se fosse um creme.
• Com um pincel ou usando os dedos, espalhe um tiquinho de base líquida ou ‘cremosa começando pela testa, nariz e queixo, e, depois, siga para as outras partes do rosto.
• ‘Suje’ a esponja com corretivo líquido e dê leves batidinhas sobre as olheiras, as acnes, os vasinhos e as demais imperfeições.
• Use um pincel largo e de cerdas arredondadas para aplicar o pó compacto no rosto todo.
• Finalize com uma leve pincelada de blush pêssego ou rosa-seco sobre as bochechas, para ‘quebrar’ a palidez.
 


Boca escura


O que pintou na passarela: Batom roxo e preto e lábios com contorno marcado.


Tradução para a vida real: Tons muito escuros exigem uma produção especial e muita, muita atitude. Para não correr risco e garantir o toque atual, a sugestão é ficar no berinjela, uva ou marrom. Agora, se quiser uma cor mais quente, o vermelho, o vinho ou o bordô são as pedidas. “Seja qual for o escolhido, use batom cremoso e sem cintilância para um visual sofisticado. E tenha sempre à mão demaquilante e hastes flexíveis para corrigir o menor dos borrões, que são proibidos numa boca escura”, avisa o maquiador Roosevelt Vanini, do salão C.Kamura.
 

Como fazer:
• Aplique um hidratante labial para evitar rachaduras e descamação e o batom deslizar mais fácil.
• ‘Suje’ a esponja com corretivo líquido do mesmo tom da sua pele e passe em toda a boca, como se fosse apagá-la.
• Deslize o lápis labial da mesma cor do batom exatamente em cima do contorno da sua boca.
• Espalhe o batom com pincel para que a pintura fique homogênea. “Para não deixar as linhas marcadas, evite esfregar um lábio no outro”, completa Roosevelt.
 


Sobrancelhas marcadas

  • Alexandre Schneider/UOL

    Sobrancelha marcada é tendência nos desfiles e pode ser adaptada para o dia a dia


O que pintou na passarela: Sobrancelhas escurecidas com make e linhas superdefinidas.
 

Tradução para a vida real: Quando bem feitas, as sobrancelhas realmente valorizam o olhar, só não vale parecer que tiveram muita interferência – o que dá um aspecto artificial e, às vezes, envelhecido. “Isso acontece quando se usa lápis preto. Daí a sugestão de adotar lápis e sombra compacta da mesma cor dos pelos. No geral, morenas e negras ficam bem com marrom-chocolate e, loiras e ruivas, com tons de ocre”, indica Lu Ramos.
 

Como fazer:
• Com um pentinho específico ou uma escova de dentes, penteie a sobrancelha.
• Onde houver falhas, faça pequenos traços com o lápis segurando-o de leve e na horizontal.
• ‘Suje’ o pincel fino e chanfrado na sombra e passe-o em toda a extensão da sobrancelha, acompanhando o alinhamento dos pelos.
(fotos para ilustrar: desfiles Reinaldo Lourenço e Vera Wang, todos inverno 2010)


Olhos delineados


O que pintou na passarela: Traço grosso ao redor de todo o olho, que começa na lateral do nariz e vai até bem próximo à calda da sobrancelha.
 

Tradução para a vida real: O risco espesso e longo pesa no visual. Segundo Roosevelt Vanini, o segredo para ficar bonita e na moda é limitar-se ao contorno do olho, sem invadir o nariz ou a sobrancelha. “A espessura do traço deve ser proporcional ao tamanho da pálpebra: quanto maior ela for, mais grossa a linha pode ser, e vice-versa”, ensina o maquiador. Quanto à cor, o preto é o mais indicado para negras e morenas. Loiras e ruivas também pode usá-lo, mas somente à noite. De dia, a recomendação é que fiquem com o marrom. Em tempo: quem não tem habilidade com o delineador líquido pode conseguir o mesmo resultado com lápis ou sombra.
 

Como fazer:
• Incline ligeiramente a cabeça para trás para enxergar melhor a raiz dos cílios.
• Com os dedos indicador e médio, puxe levemente a parte superior da sobrancelha.
• Encoste a ponta do delineador, do pincel finíssimo umedecido e passado na sombra ou do lápis no canto interno do olho e deslize-o rente à raiz dos cílios superiores até o canto externo, engrossando o traço à medida que se aproxima do fim do olho.
• Faça o mesmo nos cílios inferiores e quando chegar ao canto externo dê uma leve puxada para fora, fazendo o efeito ‘gatinho’.
• Arremate com máscara preta para cílios.
 

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.title}}

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

do UOL
do UOL
do UOL
Redação
do UOL
do UOL
Redação
Redação
do UOL
UOL Estilo
Estilo
Redação
Redação
do UOL
Redação
Redação
Redação
Redação
Redação
do UOL
Redação
Moda
do UOL
do UOL
Redação
Redação
Redação
UOL Estilo
Redação
do UOL
BBC
do UOL
do UOL
do UOL
Moda
do UOL
Redação
UOL Mulher - Moda
Redação
do UOL
do UOL
Redação
Redação
Redação
Da Redação
do UOL
Topo