Topo

Expo Noivas & Festas reúne tradição e tecnologia para casamentos

Modelo de vestido de noiva na ExpoNoivas & Festas: detalhes como bordados e aplicações são decididos na hora entre fornecedor e cliente - Monalisa Lins/UOL
Modelo de vestido de noiva na ExpoNoivas & Festas: detalhes como bordados e aplicações são decididos na hora entre fornecedor e cliente Imagem: Monalisa Lins/UOL

MAÍRA LIGUORI

Colaboração para o UOL

07/02/2011 13h54

Milhares de pessoas circularam pelo Centro de Exposições Imigrantes entre os dias 3 e 6 de fevereiro para ver as novidades da Expo Noivas & Festas, feira especializada em produtos e serviços para casamentos. Criado há 16 anos, o evento é considerado o principal do setor e está em sua 71ª edição.

Entre os 120 expositores, havia desde opções para fotos e vídeos a topos de bolo, passando por convites, pacotes de viagem e até tratamento dentário. Os futuros casais e os profissionais da área também puderam assistir aos desfiles, organizados pelas grifes, que aconteciam de hora em hora dentro do pavilhão.

Na passarela ou nas vitrines, as principais tendências puderam ser vistas na feira. De acordo com o estilista Marcos Lima, da marca Pedrinho Fernandes, o clássico vestido branco, tomara-que-caia, de comprimento longo e com cauda começa, aos poucos, a dar lugar a peças mais ousadas. “O tom off-white, a cava americana, as formas lânguidas e os tecidos mais leves são as principais apostas”, afirma. Já Eliana Regina Ferreira, gerente da Sublíssima Noivas, diz que suas clientes são mais conservadoras e acabam optando pelos clássicos. Outro hit é o vestido modelo sereia, com silhueta marcada, para valorizar o corpo, que pode vir acompanhado de renda francesa, tafetá e cristais Swarovski.

As alianças também ganham novas versões. Tanto no modelo feminino como no masculino, o ouro rosa é forte tendência, sempre combinado com ouro branco ou amarelo. A Mikron Jóias aposta também nas peças articuladas, com os nomes dos noivos gravados no interior, entre as duas partes.

  • Monalisa Lins/UOL

    Uma das tendências mostradas na feira são os cupcakes, que substituem o tradicional bolo de pasta americana

Os formatos tradicionais de foto e vídeo ganham nova versão, com apelo tecnológico ou jornalístico. A Foto Studio Equipe, por exemplo, lançou o álbum de fotos em 3D, que vem com um espaço para encaixar o iPad na capa. Nos vídeos, tecnologia – e preço - de produção de cinema 3D, com direto a sistema Dolby de som digital e qualidade Full HD. Se alguns convidados não puderem comparecer à festa, os noivos têm a opção de transmitir ao vivo, em streaming, pela internet. Para os casais mais moderninhos, a Foco Estúdio faz a cobertura jornalística da festa, com fotos espontâneas e descontraídas, e prepara videoclipes com roteiro, direção e até produção de figurino.

Desde o convite divertido, até os bem-casados embalados com "animal prints", todas as novidades para a festa foram oferecidas na Expo Noivas & Festas. Nas mesas de doces, os "cupcakes" ganham mais espaço, apesar de bem mais caros do que os docinhos tradicionais - cada um pode custar até R$ 9,00. “Algumas noivas trocam até os bolos de pasta americana pelos 'cupcakes' coloridos”, diz Tatiana Castaldello, da Dolce Splendido.

Seguindo a moda dos sites de compra coletiva, o Clube do Casamento reúne dezenas de fornecedores que oferecem descontos para viagem, noite de núpcias, buffets, etc.

A próxima edição da Expo Noivas & Festas acontece entre os dias 28 de abril e 1º de maio, em São Paulo, e entre 11 e 15 de maio, no Rio de Janeiro. Desde sua criação, a feira já recebeu 1,7 milhões de visitantes e movimentou mais de R$ 300 milhões em negócios.