Estilo de vida

Conheça os alimentos que ajudam a melhorar o seu humor

Thinkstock
Imagem: Thinkstock

Louise Vernier e Rita Trevisan

do UOL, São Paulo

Começar o dia com disposição total e manter o astral em alta mesmo diante de uma jornada corrida fica mais fácil se você escolhe bem o que come nas refeições. Isso porque, muito além de alimentar, os nutrientes que colocamos no prato têm a capacidade de alterar a produção de neurotransmissores no cérebro, substâncias que têm grande influência nas emoções.

Alguns desses neurotransmissores influenciam o humor positivamente, como é o caso da serotonina, da feniletilamina e do gaba. "O primeiro é regulador do humor, do apetite, do sono e da dor, dá sensação de bem-estar e prazer, evitando, inclusive, a compulsão", explica a nutricionista funcional Patrícia Davidson. "Já a feniletilamina melhora os sintomas de depressão, cansaço e apatia, enquanto o gaba ajuda a manter o foco e a atenção, proporciona calma e relaxamento e turbina a memória", completa. Outras substâncias importantes são a endorfina e a dopamina, envolvidos na sensação de relaxamento.

O cardápio do alto astral

Stock Xchng
A nutricionista Suzana Bonumá, da Food Coach Consultoria Nutricional, elaborou um cardápio diário para garantir um dia mais tranquilo mesmo diante de situações estressantes. Aproveite!

Café da manhã: 1 xíc. (chá) de leite com chocolate em pó 70% cacau, 1 fatia de pão integral, 1 col. (chá) de geleia de frutas vermelhas, 1 banana madura com 1 colher (sopa) de aveia

Lanche da manhã: 1 col. (sobremesa) de sementes de abóbora

Almoço: 1 prato (raso) de salada de folhas variadas, 2 col. (servir) de arroz integral, 1 concha de feijão, 1 filé (250 g) de peixe grelhado com molho picante, 2 col. (sopa) de espinafre refogado

Lanche da tarde: 1 xíc. (chá) de jabuticaba, que é antioxidante e rica em complexo B, com 1 pote (200 ml) de iogurte light

Jantar: 1 prato (raso) de salada com folhas variadas, 2 col. (sopa) de arroz integral, 2 col. (sopa) de lentilha, 1 medalhão de salmão (250 g) com sementes de girassol, 2 col. (sopa) de brócolis no vapor

Assim, a chave da questão é reforçar o estoque do organismo com alimentos que fornecem a matéria-prima necessária para a liberação desses neurotransmissores, como é o caso do aminoácido triptofano, encontrado na carne, nos ovos, no leite, na banana e nos cereais integrais. "Os níveis cerebrais de serotonina são diretamente afetados pela ingestão de triptofano", afirma Jocelem Salgado, professora de nutrição da Universidade de São Paulo e autora do livro 'Guia dos Funcionais', publicado pela Ediouro.   

Alimentos ricos em carboidratos complexos e vitaminas do complexo B, principalmente B12, ácido fólico e B6, também têm impacto no funcionamento do sistema nervoso. "Eles favorecem a produção dos neurotransmissores que geram energia, bem-estar e ainda colaboram para manter a cabeça e o corpo funcionando a toda", garante a nutricionista funcional Roseli Rossi.  

Veja alguns dos alimentos que não podem faltar no seu prato para  manter o bom astral ao longo do dia:

Aveia: o cereal contém altas doses de triptofano, fundamental para a produção e liberação de serotonina. Seu consumo regular alivia os sintomas de depressão e insônia. Para se beneficiar, é preciso consumir 1 colher de sopa por dia.

Banana: é rica em vitamina B6, triptofano, carboidrato, potássio, magnésio e biotina, todos nutrientes importantes para a regulação do humor. "A piridoxina, presente na vitamina B6, é um nutriente bastante eficaz para prevenir a depressão, a ansiedade e a irritação", explica a nutricionista Roseli Rossi, da Clínica Equilíbrio Nutricional.

Lentilha e grão-de-bico: possuem alto teor de magnésio, nutriente que diminui a ansiedade, promove o relaxamento e melhora o sono. O consumo de 2 colheres de sopa diárias de grão-de-bico, ótima fonte de triptofano, ajuda a manter o humor estável.

Pimenta: contém capsaicina, responsável pela característica sensação de ardência à primeira mordida e também estimulante da produção de endorfina no cérebro, proporcionando bem-estar. A ingestão de 1 unidade média ou cerca de 10 gramas de pimenta verde ou vermelha fresca por dia é o bastante para elevar o seu astral.

Chocolate: possui açúcar e tirosina, precursores de neurotransmissores como a serotonina e o gaba. O doce também estimula a produção de endorfina e dopamina, responsáveis pelo relaxamento. "O chocolate tem ainda teobromina e feniletilamina que atuam nos centros de prazer do cérebro", explica a nutricionista funcional Suzana Bonumá, da Food Coach Consultoria Nutricional. Para ter resultados positivos, o ideal é consumir 30g ao dia, dando preferência às versões com 70% de cacau.

Fuja deles!
Alguns erros alimentares, por outro lado, geram um efeito contrário no organismo, deixando o humor mais instável e diminuindo a energia para as atividades diárias. O excesso de gordura trans e saturada, de carboidratos refinados e doces, por exemplo, pode aumentar a irritabilidade e roubar a sua disposição. Álcool e cafeína também fazem mal. "O álcool provoca um alívio passageiro da ansiedade e do estresse, que mais tarde voltam em maior intensidade", alerta a especialista Suzana Bonumá. Da mesma forma, a cafeína a princípio age como estimulante, mas em excesso acaba levando à irritação.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.title}}

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Moda
Redação
Redação
do UOL
do UOL
do UOL
Redação
do UOL
do UOL
Redação
Redação
do UOL
UOL Estilo
Estilo
Redação
Redação
do UOL
Redação
Redação
Redação
Redação
Redação
do UOL
Redação
Moda
do UOL
do UOL
Redação
Redação
Redação
UOL Estilo
Redação
do UOL
BBC
do UOL
do UOL
do UOL
Moda
do UOL
Redação
UOL Mulher - Moda
Redação
do UOL
do UOL
Redação
Redação
Redação
Topo