Topo

O que fazer quando o cachorro faz xixi em todo lugar?

Getty Images
Imagem: Getty Images

Patricia Guimarães

Colaboração para o UOL, em São Paulo

26/04/2017 04h00

Ao adotar ou comprar um cão filhote a ação do novo tutor é quase sempre a mesma: separar um cantinho da casa para instalar a cama do animal; providenciar potinhos para água e ração e forrar um espaço com tapete higiênico ou jornal para ser o "banheiro". Mas é importante lembrar que o cachorro não nasce sabendo onde fazer xixi -- é preciso ensiná-lo. Isso também ocorre quando você viaja ou se muda de casa e o animalzinho estranha o lugar. Veja o que fazer se ele não acerta de jeito nenhum:

Mantenha a comida longe do "banheiro"

É muito importante manter o "banheiro" afastado de onde o animal come e dorme -- ele não gosta de sujeira no local em que vive. Isso ajuda o cão a entender que existem superfícies diferentes (por exemplo, a do piso liso e a do tapete higiênico, que é absorvente). E evita também que ele possa vir a desenvolver o mau hábito de comer as fezes, a fim de manter o lugar em que dormem limpo. Lembre-se de que, geralmente, o bichinho passará boa parte do dia sozinho e precisa estar confortável.

Leve o cãozinho ao banheiro

Quando são filhotes, assim como os bebês humanos, os cães com menos de um ano de vida não têm controle dos esfíncteres (estruturas musculares que controlam a abertura dos orifícios pelos quais se urina ou evacua) e, por isso, fazem muito xixi. Sempre que estiver em casa, leve o animal ao tapete higiênico ou jornal para que ele perceba que aquela superfície é a ideal para o xixi, que desaparecerá rapidamente. Depois de repetir essa ação algumas vezes, o cãozinho começará a perceber que ali é o lugar ideal.

Faça uma festinha quando ele acertar

O simples fato de fazer o xixi já é recompensador para o animal, que sente alívio quando está "apertado". Fazer carinho, dizer palavras agradáveis e até mesmo oferecer um petisco quando o cão faz as necessidades no lugar certo o ajuda a fazer uma associação ainda mais positiva daquela atitude e o incentivará a buscar sempre aquele local.

Amplie a área se ele for ruim de mira

Pode ocorrer de o animal até ter entendido que existe um lugar mais adequado para o xixi. Mas ele chega próximo do tapete higiênico e ao final erra a mira. Se esse for o caso, ajude-o ampliando a área forrada. Isso normalmente ocorre porque o cão dá uma volta em torno do próprio corpo antes de fazer as necessidades, perdendo então a referência de qual era realmente o ponto exato onde deve urinar.

Retire os tapetes

É comum que os animais escolham os tapetes para fazer as necessidades, principalmente o xixi. Isso ocorre porque o cão busca um lugar que seja capaz de absorver a urina que ele acaba de eliminar, como seria a grama ou a terra. Isso evita também que eles tenham contato --pisem ou sejam respingados-- com o xixi, o que os incomoda bastante. Então, em princípio, o melhor é tirar todos os tapetes e só colocá-los de volta no lugar depois que o animal souber onde fazer xixi.

Recorra à castração

Ensinar um cão que já não é filhote exige um pouco mais de paciência, mas é perfeitamente possível. Se o animal veio de canil, abrigo ou da rua, já deve ter acostumado a fazer xixi livremente. Nesses casos, castrar o bichinho, principalmente os machos ajuda a evitar a demarcação de território. Depois o tutor pode ir ensinando o animal a fazer o xixi no local certo, assim como se faz com o filhote, mas atentando principalmente aos minutos 15 ou 20 minutos depois das refeições. Manter passeios frequentes para evitar que eles prendam o xixi por muito tempo também é importante, principalmente no início.

Use o cheiro dele

"Enganar" o animal com o cheiro da própria urina pode ajudar no processo de aprendizado. Para isso, leve um tapete higiênico para um passeio, por exemplo, deixe que o cão urine um pouco nele e depois leve-o para a área da casa onde quer que seja o banheiro. Possivelmente o cão, já maior, fará o xixi no lugar em que reconhecer seu cheiro. Com o passar do tempo, ele reconhecerá apenas o local e a superfície, deixando de precisar do odor de antes.

Esqueça as broncas

Nada de pegar o animal que está no meio de um xixi no lugar errado para levá-lo ao tapete higiênico ou dar bronca nele assim que termina a "arte". Isso será encarado como interação pelo animal, que quer sempre chamar a atenção do dono -- pelo bem ou pelo mal. O correto, por mais doloroso que seja ver o bicho fazendo xixi no tapete persa, no pé do sofá e até mesmo na cama, é ignorá-lo e só interagir com ele quando faz a coisa certa. Assim ele vai compreender que só recebe atenção quando faz as necessidades no lugar ideal.

Fontes: Ana Paula Gonçalves, adestradora comportamentalista da Tudo de Cão; e Renata Ragazini, comportamentalista, adestradora de cães e gatos e fundadora da Cão Passeador.