Estilo de vida

De Karol Conká a J-Lo: ele cria bonecas customizadas e bomba na internet

Reprodução/Instagram
Boneca criada por Rafinha Silva, inspirada na cantora Karol Conká Imagem: Reprodução/Instagram

Denise de Almeida

Do UOL

03/05/2017 17h30

Karol Conká, Lady Gaga, Princesa Ariel e Jennifer Lopez têm algo em comum: todas viraram bonecas nas mãos de Rafinha Silva, 26.

Formado em jornalismo e frustrado com o mercado de trabalho, há três anos ele resolveu investir na união de sua paixão por fotografia com a veia artística que herdou da mãe. Assim surgiu a marca The Royal Dolls, que cria bonecas personalizadas e cheias de estilo e está bombando na internet. O perfil do negócio no Instagram, onde Rafinha também recebe encomendas nacionais e internacionais, já tem mais de 14 mil seguidores.

"Sempre tive essa inspiração de arte por conta da minha mãe, que era artista plástica. Sempre vi ela criando muitas coisas legais em casa. E ela sempre me deixou muito livre para fazer o que eu quisesse de arte. Então cheguei à conclusão que eu podia me dedicar a algo que me interessasse e ainda me rendesse alguma grana", conta o artista.

Para aprender como criar as peças, de início, Rafinha penou para achar quem pudesse servir de guia. "Foi muito intuitivo no começo. Não existe referência de customização de bonecas no Brasil. É um mercado que quase não existe aqui, porque as pessoas só compram bonecas para as crianças, daquelas já prontas. Meu público, na verdade, são os adultos, colecionadores", explica.

Tutoriais de cuidados com cabelos crespos reais foi inspiração

Para criar os cabelos, grande destaque do trabalho de Rafinha, ele conta que foi procurando referências no YouTube em tutorias para cabelos reais, principalmente de estrangeiras cuidando de cabelos afros. "A partir da referência de humanos, fui enxugando e trazendo para as bonecas em pequena escala. Resolvi seguir esse caminho e hoje faço infinitas possibilidades: negras, brancas, ruivas, albinas. Muita gente pensa que eu faço só os cabelos, mas eu faço o processo por completo".

O material para a criação é todo comprado por ele pela internet. "As peças vêm de fora e eu seleciono se quero 20 cabeças ou se preciso de corpinhos diferentes. Dá para comprar elas todas montadas, mas não é necessariamente o que acontece. Então mudo a pintura, cabelo, tudo para ficar do jeito que eu quero".

Rafinha conta que todos os cabelos que utiliza são sintéticos. "Alguns são derivados da lã sintética, chamada não-penteada, que dá esse aspecto ao cabelo afro e permite fazer os cachos. Os outros, ruivos, loiros e brancos, são cabelos sintéticos de alta qualidade. Ele não brilha nem queima, diferente das bonecas que vendem no mercado".

A The Royal Dolls não faz apenas bonecas de famosas, mas aceita encomendas de gente do mundo todo. Para ter uma boneca inspirada em você, é preciso desembolsar a partir de R$ 485. Em cerca de oito dias úteis, a peça estará pronta, com figurino, acessórios e o que mais o cliente solicitar, em uma caixa com pedestal.

Tudo começa com o envio da foto que servirá de inspiração. "O meu traço não é realista, não vou fazer a pessoa exatamente como ela é. Eu pego uma referência e sigo daí. É muito mais inspiracional, não é uma cópia nem cartoon. Depois de prontas, ela pode ser distribuída para o mundo inteiro”.

Rafinha explica que a ideia de recriar famosas surgiu graças à afinidade dele com as imagens. "Meu maior prazer é fotografar as peças prontas. Acho a Karol Conká, por exemplo, muito fotogênica: você olha para ela e vê o quanto ela fica bem na foto. Então a boneca tinha tudo para ser assim também. Isso foi o que me inspirou".

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba seu horóscopo diário do UOL. É grátis!

Mais Estilo de vida

Topo