Topo

Joia dental como de Madonna precisa de dentista para evitar infecção

Madonna publica imagem de seu "grillz" - Reprodução/Instagram
Madonna publica imagem de seu "grillz" Imagem: Reprodução/Instagram

Thamires Andrade

Do UOL

04/06/2017 04h00

Madonna usou sua conta no Instagram para registrar uma imagem com o seu "grillz", uma prótese dentária revestida com pedras preciosas. A cantora já tinha aparecido com a peça no baile do Met 2017, que aconteceu no início do mês. O acessório faz parte da cultura do hip hop e várias celebridades já foram vistas usando o 'grillz', como Rihanna e Ke$ha.

No entanto, se usada sem acompanhamento de um dentista, a peça pode trazer prejuízos para a saúde, como cárie e gengivite, podendo evoluir para um periodontite e provocar até perda dos dentes.

Quer adotar a moda?

Fabiana Quaglio, membro da Câmara Técnica de Estomatologia do CROSP (Conselho Regional de Odontologia de São Paulo), explica que o correto para quem quer ser adepto da moda é buscar um dentista, que vai moldar a prótese e encaminhá-la a um protético.

"O problema é quando a pessoa vai direto no protético ou resolve usar por conta própria, igual quando rolou aquela moda de colocar aparelho nos dentes na Rua 25 de Março", fala.

Além disso, a dentista também recomenda que o "grillz" nunca seja fixo. "Os móveis são mais adequados, pois é possível tirar todos os dias para limpar e lavar com enxaguante bucal. Sem contar que também dá para fazer uma escovação mecânica com a escova de uma maneira que não risque as pedras do acessório", fala.

O "grillz" fixo, por sua vez, não permite que seja retirado para limpeza, o que aumenta a chance de infiltrações, cáries e lesões na mucosa. “A infiltração é o primeiro passo para a formação da cárie. É quando a interface entre a joia e o dente passa a acumular salivas, resto de alimentos e bactérias. Por isso, eles não são recomendados”, explica.

A escolha do material

Outro passo importante para quem quer ter um "grillz" é passar longe dos acessórios de bijuteria e optar pelos metais mais nobres e preciosos, como ouro e prata.

"Eles têm um acabamento mais polido e o risco de causar algum dano para a mucosa é menor. Além disso, o grau de oxidação desses materiais é pequeno, apesar de existir a longo prazo", fala.

A oxidação pode causar alguns danos, segundo Fabiana, como pigmentação da mucosa e acúmulo de bactérias, que podem gerar mau hálito e outras doenças gengivais e de boca. "É por isso que o acompanhamento do dentista é essencial. Além de orientar como manter, cuidar e limpar a peça, ele conseguirá perceber qualquer alteração tanto na boca quanto nos dentes", afirma.

E o piercing nos dentes?

 

Baby steps towards grillz #toothgem @flawless_ink_gastown

A post shared by Vaselina (@cjseib)

 

 

on

Moda nos anos 90, o piercing nos dentes também está de volta e os cuidados com a peça são semelhantes ao "grillz". “O piercing odontológico são cristais polidos e, para colocá-los, o dentista faz um condicionamento ácido, coloca um adesivo e, na sequência, o cristal é posicionado em cima do dente”, explica Fabiana.

E a importância da supervisão com o dentista é fundamental, já que o profissional é capaz de acompanhar se a peça está causando qualquer tipo de ferimento na mucosa. “Por mais polido que a peça seja, ela é um cristal e pode ter uma aresta cutucando o lábio, provocando alguma lesão, afta ou até trauma que pode ser chamado leucoplasia, que é uma lesão cancerosa, ou seja, os danos vão além dos estéticos”, explica.

Como não é possível tirar a joia colada para fazer a higienização adequada, a recomendação da dentista é caprichar na escovação, no bochecho com enxaguante bucal e no fio dental.