Topo

Conheça Madu, a menina que luta contra o câncer e conquistou Claudia Leitte

Com a doença, Madu aprendeu a aproveitar cada dia ao máximo - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal
Imagem: Arquivo pessoal

Denise de Almeida

Do UOL

08/06/2017 22h45

Uma dura batalha contra o câncer não tirou o sorriso nem o bom humor de Maria Eduarda, uma menina de dez anos que sonha em ser famosa. Ela foi diagnosticada com leucemia mieloide aguda, aos nove, um tipo de câncer que, geralmente, atinge adultos e idosos. O tratamento é agressivo: ela enfrentou internações, quimioterapia, isolamento e muita dor.

Madu tem um canal no Youtube, onde mostra suas brincadeiras e sua rotina. A saudação "oi, divas!" é a marca registrada dela. Com a doença em remissão desde janeiro, Madu foi surpreendida com um vídeo da cantora Claudia Leitte durante uma visita ao escritório do Google, negociada em parceria da Fundação Make a Wish e o Itaci - Instituto do Tratamento do Câncer Infantil.

"Ela conheceu o caso da Maria e mandou uma mensagem para que não desistisse do sonho dela, para que acreditasse. Foi uma grande surpresa ter a honra de receber a Cláudia falando ali, como se fosse pessoalmente, falando diretamente para ela. Foi uma motivação para Maria Eduarda", conta Erica, a mãe de Madu.

"Vocês me desculpem, é que eu tenho muita dor"

 

Erica diz que Maria Eduarda ficou muito emocionada com o vídeo de Claudia Leitte e que não conseguia acreditar no que via. "Foi um momento muito bonito. São os pequenos gestos que tornam o dia dessas crianças, que é tão difícil, um pouquinho melhor”.

Hoje, Madu ainda precisa tomar vários remédios, mas Erica conta que a filha sempre se mostrou guerreira. Durante a fase mais difícil do tratamento, a garota gritava de dor e depois pedia desculpas à equipe médica. "Ela falava: 'vocês me desculpem, é que eu tenho muita dor. Eu gosto de você, mas não põe a mãozinha em mim, por favor'", relembra a mãe.

"O nosso foco é viver"

Madu sempre desejou ser famosa, mas entende que isso não é tarefa fácil. "Minha mãe me explicou que não depende de nós ser famoso. Depende do que as pessoas querem naquele momento. Fama não se compra, se adquire com o tempo", disse a menina ao diretor do Itaci, ao explicar seu sonho.

Erica diz que, com a doença, Maria Eduarda aprendeu a aproveitar cada momento e querer viver sempre o momento. "A gente não sabe como vai ser amanhã. Não sabemos se ela vai estar com dor, se vai acordar ruim. Ela sonha com o amanhã, mas todos nós temos que saber aproveitar o máximo do hoje. Às vezes ela me fala 'mamãe, eu quero comer um bolo' e eu digo 'então vamos fazer um bolo'. Amanhã não sei se ela vai ter apetite para comer".

Por valorizar cada dia, Madu não quis escolher um único tema para os vídeos que produz em seu canal no Youtube. Quando a mãe questionou qual seria o tema da página, Madu mostrou maturidade: "Mãe, o nosso foco é viver. Então, o que me aparecer eu vou fazer. Hoje, vou fazer uma maquiagem diferente; amanhã, estarei com as minhas amigas e vou fazer uma brincadeira diferente, e assim vai".