Topo

Educadamente, desconhecido retoma celular roubado e devolve para dona

Getty Images
Imagem: Getty Images

Do UOL, em São Paulo

15/06/2017 17h24

A estudante Carolina Galeazzi usou seu perfil no Facebook para contar um caso curioso que aconteceu no início de junho. Na postagem, ela explica que voltava de ônibus da faculdade, na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), quando aproveitou o tempo livre durante o transporte público para tirar o celular da bolsa e combinar uma reunião com o seu grupo de trabalho.

Na altura da estação Cidade Nova, um braço entrou certeiro pela janela semiaberta e puxou o celular de sua mão. "Só deu tempo de soltar um grito de susto e ouvir o motorista me repreender: 'eu avisei que tem muito roubo de celular nesse ponto!'. Pensei, é, dei mole! O Rio de Janeiro tá f***!".
 
Sem ter muito o que fazer, ela continuou no circular quando, perto da Praia do Flamengo, um táxi atravessou na frente do ônibus, impedindo-o de seguir. Na sequência, um desconhecido saiu do táxi, e entrou no ônibus com o celular dela na mão. 
 
Segundo a estudante, esse homem, identificado como Dyocil Menezes, desceu de outro ônibus e viu a cena do roubo. Então, conversou gentilmente com o ladrão, pediu e teve o aparelho de volta. "Ele pegou o celular e seguiu o ônibus para tentar me devolver", explica.
 

Nada de recompensa

Atônita, Carolina conta que, assim que chegou em casa, ligou para o número de 'seu herói' tinha deixado, agradeceu e se ofereceu para, ao menos, reembolsar o táxi que Dyocil gastou para encontrá-la no ônibus. Ele se negou a receber qualquer dinheiro.

"E ainda sugeriu que eu doasse essa grana para duas instituições de caridade sugeridas por ele (Quero na Escola e Associação Espaço Pequeno Cidadão), com esse recado: 'Multipliquemos o amor. A sociedade tem muito futuro, nunca duvide disso, por mais bizarro que seja seu dia'", contou.
 
Por fim, segundo a estudante, Dyocil ainda pediu: "Vamos torcer e mandar as melhores energias pro molecão que nos 'uniu'?" Ela termina seu depoimento dizendo que voltou a acreditar na humanidade. E você?