Topo

"Respeita as minas, p...!" Alunas da FGV divulgam vídeo contra o machismo

Do UOL

15/06/2017 11h15

Após denúncias dos alunos sobre racismo e machismo de professores dentro da FGV (Fundação Getúlio Vargas), em São Paulo, as alunas da instituição partiram para outro tipo de protesto - desta vez, ao som de "Respeita", da cantora Ana Cañas.

De acordo com pesquisa feita por alunas da FGV divulgada junto com o vídeo, estima-se que 69,6% das estudantes da instituição já foram vítimas de violência sexual, enquanto 75,3% das alunas já sofreram alguma forma de assédio sexual. A canção escolhida, conhecida pelo refrão "respeita as minas, p...!", reflete a discussão proposta pelo grupo: o comportamento visto na faculdade acaba se repetindo no mercado de trabalho.

"Em sala de aula, a voz dos alunos homens é bem mais escutada e bem menos interrompida. Alunas que se interessam por campos de estudo considerados 'masculinos' são desqualificadas por professores da casa. Outras se veem sozinhas em um curso onde a presença feminina não soma 20% da sala", diz o texto que acompanha o clipe. "Somamos casos de racismo e LGBTfobia, questionamos: a quem esse ambiente é acolhedor?"

O vídeo foi inspirado no clipe produzido pelas alunas da Escola Politécnica da USP em abril deste ano, onde elas rebatem mensagens preconceituosas que já tinham ouvido de alunos e professores do curso (clique aqui para assistir).