Topo

Por que atriz de "Barrados no Baile" ganhou fios ondulados após câncer?

Shannen Doherty e o marido, Kurt Iswarienko; a atriz está em remissão de um câncer de mama - Reprodução/Instagram
Shannen Doherty e o marido, Kurt Iswarienko; a atriz está em remissão de um câncer de mama Imagem: Reprodução/Instagram

Adriana Nogueira

Do UOL

22/06/2017 16h05

Depois de enfrentar o tratamento de um câncer de mama, a atriz Shannen Doherty, 46 anos, está vendo seu cabelo –que era liso-- voltar a crescer de um jeito diferente do que era: encaracolado. Em seu Instagram, a artista publicou uma foto ao lado do marido –que tem fios enrolados— e brincou que eles estão ficando parecidos. Na imagem, ela usou a hashtag “twins” (gêmeos, em tradução do inglês), mas por que isso acontece?

Segundo o oncologista Artur Malzyner, do Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo, a mudança na cabeleira da atriz é temporária e tem a ver com os efeitos da quimioterapia e da radioterapia que ela teve de fazer para combater a doença.

“O tratamento afeta o crescimento do cabelo, tornando-o mais lento. Então o fio passa a nascer de forma heterogênea, daí vir com diferentes texturas. À medida que os medicamentos usados ‘saem’ do corpo do paciente, o cabelo volta a crescer no padrão que tinha antes”, explica Malzyner.

No mês passado, Shannen comemorou o fato de o câncer estar em remissão (quando não há sinais da doença, mas não se passou tempo suficiente para afirmar que houve cura).

Malzyner fala ainda que há pacientes que relatam mudança na cor do cabelo. “Mas essa percepção é muito subjetiva, refletindo muitas vezes ou os desejos do paciente ou seus temores. O que se pode dizer é que os fios mais escuros costumam crescer primeiro. Então quem estava grisalho fica com a impressão de o cabelo ter escurecido de novo.”
 
Ainda de acordo com o oncologista, o mesmo efeito de encaracolado que acontece no cabelo pode atingir cílios e sobrancelhas. “Mas também é transitório”, fala o especialista.