Topo

Sorvete que não derrete! Pesquisadores criam picolé à prova de calor

Sorvete criado por acaso pode ficar até 3 horas fora da geladeira sem derreter - Getty Images
Sorvete criado por acaso pode ficar até 3 horas fora da geladeira sem derreter Imagem: Getty Images

do UOL, em SP

03/08/2017 15h32

Você já imaginou não ter que correr para provar aquele picolé no calor? Pois os pesquisadores do Centro de Pesquisa para o Desenvolvimento de Bioterapias no Japão não só pensaram nisso, como encontraram a solução para este problema. 

A descoberta, é claro, não passa de um feliz acidente. Durante testes para outro projeto, os membros do time pediram a um chef, cuja especialidade é justamente os doces, para preparar uma sobremesa usando um polifenol extraído de morangos. 

No meio do processo, o chef encontrou dificuldades com a mistura do extrato ao creme de leite, que resultava em um prato mais sólido do que o esperado. Foi então que ele — e o time de pesquisadores — perceberam que haviam encontrado um mix especial, capaz de manter os doces mais rarefeitos em sua textura original. 

"O polifenol tem propriedades que tornam difícil a separação de óleo e água, então um picolé que o contivesse poderia reter sua forma original por um tempo maior que o de costume, tornando-o difícil de derreter", explicou Tomihisa Ota, professor emérito de farmacologia da Universidade de Kanazawa, ao jornal The Asahi Shimbun.

Um repórter da mesma publicação fez um teste: segurou um picolé ao ar livre, a uma temperatura ambiente de 28ºC, e viu nenhuma mudança de forma. Mesmo depois de três horas fora da geladeira, não houve alteração. 

O centro de pesquisa, por sua vez, passou a produzir os "picolés não-derretíveis" para diversas sorveterias locais e eles foram bem-recebidos nas redes. Confira: