Topo

Taylor Swift se manifesta sobre abuso sexual após julgamento

Taylor Swift - Getty Images
Taylor Swift Imagem: Getty Images

do UOL, em São Paulo

15/08/2017 11h22

Taylor Swift falou pela primeira vez aos fãs e à imprensa desde o julgamento do caso de abuso sexual que sofreu do DJ David Mueller, em 2013, durante um evento de meet-and-greet em que ele tocou a cantora inapropriadamente. O caso foi encerrado nesta segunda, quando o júri deu o veredicto de culpado a David e o condenou a pagar US$ 1 (um dólar), o valor simbólico pedido pela defesa de Taylor. 

O juiz William Martinez ainda descartou o processo colocado pelo DJ contra a estrela pop, que pedia US$ 3 milhões em reparações por afirmações que ele alegava serem falsas. No seu comunicado, Taylor prometeu apoiar outras vítimas de violência como ela:

"Eu gostaria de agradecer ao juiz William J. Martinez e ao júri por sua consideração cuidadosa [dos fatos], aos meus advogados Doug Baldridge, Danielle Folley, Jay Schaudies e Katie Wright por lutarem por mim e por qualquer pessoa que se sinta silenciada por uma violência sexual, e especialmente a qualquer pessoa que ofereceu seu apoio durante este sofrimento que já dura quatro anos, sendo dois anos de julgamento. Eu reconheço o privilégio que eu tenho na vida, na sociedade e na minha habilidade de carregar o enorme custo de me defender em um julgamento como este. Minha esperança é que eu tenha ajudado a dar voz àqueles que também devem ser ouvidos. Por isso, eu farei doações no futuro próximo para múltiplas organizações que ajudam vítimas de abuso sexual a se defenderem", disse. 

Um dos advogados da cantora, Doug Baldridge, ainda falou ao público na saída do tribunal:

"Acredito que este seja um novo dia, porque alguém com coragem para se posicionar e que tinha nada a perder fazendo isso — como a Taylor Swift — disse a todo mundo: "Chega, o limite é este".