Topo

Masterchef Brasil: Relembre todas as mulheres que chegaram à final

do UOL, em São Paulo

16/08/2017 11h19

A final é das mulheres!

Michele Crispim e Deborah Werneck são as duas últimas concorrentes ao troféu do Masterchef Brasil 4, que vai ao ar na próxima terça, dia 22. Mas esta não é a primeira vez que a disputa da competição fica na mão de duas chefs, o mesmo rolou na primeira edição do programa, em que Elisa Fernandes e Helena Manosso brigaram pelo prêmio. Vem relembrar as participações de cada mulher poderosa que brilhou até o fim na cozinha do Masterchef Brasil. 

Deborah Werneck

Deborah Werneck, finalista do Masterchef Brasil 4 - Divulgação/Band - Divulgação/Band
Deborah Werneck, finalista do Masterchef Brasil 4
Imagem: Divulgação/Band

A participação de Deborah nesta última edição foi considerada polêmica, por causa do perfil competitivo da chef — que também é administradora de empresas. Depois de cometer um erro durante uma das provas, ela entrou em uma discussão com o jurado Henrique Fogaça, que apontou sua falha. No final do episódio, ele comentou: "A Deborah tem que melhorar um pouco a atitude dela, ela ainda é muito individualista, a maneira como ela fala com os companheiros dela. Ela é um pouco agressiva". Mas, depois de manter uma boa performance durante as etapas seguintes, ela garantiu seu lugar na final.

Michele Crispim

Michele Crispim, finalista do Masterchef Brasil 4 - Divulgação/Band - Divulgação/Band
Michele Crispim, finalista do Masterchef Brasil 4
Imagem: Divulgação/Band

Michele chegou à final depois de uma disputa tensa na semi com o cozinheiro Valter Herzmann, que assumiu que a colega levou a melhor porque inovou durante a prova, enquanto ele escolheu uma receita tradicional. Michele também se manteve firme durante toda a competição, com seu perfil focado e competitivo, e ganhou elogios de Paola Carosella após reproduzir uma receita da própria chef. Fora da cozinha, no entanto, ela se desentendeu com Aderlize no Twitter. Uma das concorrentes da edição, ela acusou Michele de não saber fazer café — já que a finalista admitiu dificuldades de cozinhar com o grão porque não é algo que se pratica em sua religião.

Dayse Paparoto

Dayse Paparoto, vencedora do primeiro Masterchef Profissionais - Divulgação/Band - Divulgação/Band
Dayse Paparoto, vencedora do primeiro Masterchef Profissionais
Imagem: Divulgação/Band

Vencedora do primeiro Masterchef Profissionais, Dayse era apontada por outros competidores como uma candidata fraca e foi alvo de comentários machistas a cada prova em que se superava. O público, no entanto, respondeu à sua performance nas redes sociais e Dayse ganhou não uma torcida intensa como o prêmio da final. “Ganhei por merecimento. Esse tipo de comentário desmerece totalmente meu trabalho. Os jurados são sérios e o programa tem uma reputação. Isso não é uma brincadeira”, disse na época sobre os comentários de que teria levado a melhor justamente por causa do preconceito que sofreu.

Bruna Chaves

Bruna Chaves, do Masterchef Brasil 3, ao lado de Leonardo Young, com quem disputou a final - Reprodução - Reprodução
Bruna Chaves, do Masterchef Brasil 3, ao lado de Leonardo Young, com quem disputou a final
Imagem: Reprodução

Finalista do Masterchef Brasil 3, Bruna disputou a última prova lado a lado com Leonardo Young, em que preparou vieras grelhadas com chips de abóbora, confit de gema e ovas de peixe; cordeiro grelhado com purê de ervilha e vinagrete de maçã verde; e panna cotta de chocolate branco com suco de beterraba. No final, ela acabou perdendo a disputa, mas teve uma das melhores performances gerais do programa, ganhando seis vezes o título de melhor prato. 

Izabel Alvares

Izabel Alvares, vencedora do Masterchef Brasil 2 - Divulgação/Band - Divulgação/Band
Izabel Alvares, vencedora do Masterchef Brasil 2
Imagem: Divulgação/Band

A vencedora da segunda edição teve uma das trajetórias mais emocionantes de todos os "Masterchef", já que chegou à final depois de ter sido eliminada durante a prova da lasanha na primeira fase da competição e recuperado sua vaga na repescagem. Durante sua briga pelo prêmio com o publicitário Raul Lemos, que era um dos favoritos do público, Izabel privilegiou a gastronomia brasileira, mais especificamente a mineira, ao elaborar seus últimos pratos e foi muito elogiada pela criatividade. Inspiradora!

Helena Manosso

Helena Manosso, finalista do primeiro Masterchef Brasil - Reprodução - Reprodução
Helena Manosso, finalista do primeiro Masterchef Brasil
Imagem: Reprodução

A vice do primeiro Masterchef perdeu a final para a colega Elisa Fernandes, mas manteve o bom rendimento até o último minuto com uma salada de frutos do mar com macarrão ao molho de limão e peixe na entrada, barriga de porco com anis estrelado, canela, cravo, erva-doce e arroz de jasmim como prato principal e abacaxi caramelizado ao molho de ervas cítricas e iogurte para a sobremesa. A final entre as duas também foi tranquila e cheia de sororidade: enquanto Helena esqueceu um vinho no mercado, Elisa precisava de uma tâmara — e as duas trocaram os ingredientes em frente às câmeras.

Elisa Fernandes

Elisa Fernandes, vencedora do primeiro Masterchef Brasil - Reprodução - Reprodução
Elisa Fernandes, vencedora do primeiro Masterchef Brasil
Imagem: Reprodução

A vencedora do primeiro Masterchef Brasil enfrentou Helena Manosso na final "freestyle", em que teve que criar seu próprio cardápio: aspargos, couves de bruxelas e ovo pochê para a entrada; filé mignon suíno com purê de kabocha e farofa de pão italiano como prato principal e doce de goiabada com creme de limão siciliano, champanhe e chantili de requeijão para a sobremesa. "Tudo poderia estar no cardápio de um restaurante que você assinasse, tudo tem muita coerência e eu sinto um orgulho enorme", elogiou Paola na época. A chef deixou o Masterchef para estudar na França, como parte do prêmio de vencedora, e por lá ficou. Foi contratada na cozinha do chef Alain Ducasse, uma referência da área.