Estilo de vida

Time feminino de handebol reclama de uso obrigatório de sunquíni em torneio

Reprodução/Facebook
O time de handebol de praia CopaBeach/CEPRAEA, que protesta contra o uso exclusivo do sunquíni Imagem: Reprodução/Facebook

do UOL, em São Paulo

30/08/2017 12h02

O time feminino de handebol de praia CopaBeach/CEPRAEA, do Rio de Janeiro, está se manifestando contra o que considera um exemplo de machismo no esporte: a proibição do uso de shorts por baixo do sunquíni — uma espécie de biquíni reforçado — durante uma disputa na areia no último domingo, dia 27, pelo campeonato estadual. 

De acordo com a atleta Gabriela Peixinho, que organizou um protesto através das redes sociais, as jogadoras foram ameaçadas pela arbitragem de serem punidas com W.O., ou seja, terem a vitória automaticamente dada para o time adversário, caso entrassem em quadra com a peça extra.

O sunquíni é o uniforme previsto para os times femininos no regulamento internacional da modalidade. "Nosso amor pelo esporte não pode ser esmagado por regras machistas e desiguais. Nós repudiamos a obrigatoriedade do uso do sunquíni. Cada equipe deve ter o direito de escolher", defende Gabriela em nome da equipe. O comentário da atleta é uma referência à diferença entre o uniforme feminino e o masculino, que inclui bermuda longa, na altura do joelho, e camiseta regata. 

Esta não é a primeira vez que as atletas se veem coagidas a mostrar seus corpos. Em 2014, a Federação Espanhola de Handebol ameaçou aplicar punições sobre atletas que cobrissem demais o corpo durante um torneio, de acordo com o jornal inglês "The Telegraph".

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba seu horóscopo diário do UOL. É grátis!

Mais Estilo de vida

Topo