Estilo de vida

Feminismo: Projeto combate invisibilidade das intelectuais negras no Brasil

Getty Images
Quem são as intelectuais negras do Brasil? Imagem: Getty Images

do UOL, em São Paulo

01/09/2017 11h09

Você consegue pensar em cinco intelectuais negras brasileiras? E apenas uma?

Para combater essa dificuldade, o Grupo de Estudos Intelectuais Negras da Universidade Federal do Rio de Janeiro, liderado pela historiadora e ativista Giovana Xavier, organizou um banco de dados pioneiro: o catálogo "Intelectuais Negras Visíveis", que reúne 153 dos principais nomes de mulheres negras em atividade nas cinco regiões do país e em 10 diferentes campos de atuação. 

São eles: academia e pesquisa; afroempreendedorismo; artes; artes visuais; coletivos negros; comunicação e mídias; direitos humanos; intelectuais públicas; literatura; professoras da educação básica e saúde, além do próprio grupo de pesquisadoras que concebeu o projeto. 

O trabalho tem prefácio da filósofa Djamila Ribeiro e foi lançado em julho na programação paralela da Flip, a Festa Literária de Paraty, que nesta edição discutiu a questão racial em suas mesas. Ele está disponibilizado gratuitamente na internet e tem o propósito de servir "como referência sobre a inserção de profissionais negras no mercado de trabalho", de acordo com o relatório da pesquisa. 

O documento ainda serve também como instrumento de consulta para a imprensa e o terceiro setor. Para conhecer as mulheres representadas no catálogo, é só visitar o site do projeto.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba seu horóscopo diário do UOL. É grátis!

Mais Estilo de vida

Topo