Topo

L'Oréal cancela contrato após modelo trans dizer que "brancos são racistas'

A modelo Munroe Bergdorf. - Reprodução/Instagram/@munroebergdorf
A modelo Munroe Bergdorf. Imagem: Reprodução/Instagram/@munroebergdorf

Do UOL, em São Paulo

02/09/2017 15h52

Munroe Bergdorf, uma modelo transgênero que era a estrela de uma campanha que celebrava a diversidade promovida pela marca L'Oréal no Reino Unido, foi demitida após fazer comentários considerados racistas em suas redes sociais.

De acordo com o jornal Daily Mail, Munroe teria publicado a seguinte mensagem: "Honestamente, eu não tenho mais energia para falar sobre a violência racial das pessoas brancas. Sim, de TODAS as pessoas brancas". Posteriormente, a publicação foi deletada.

O fato teve tanta repercussão que a conta oficial da L'Oréal do Reino Unido no Twitter informou o fim do vínculo com a modelo: "L'Oréal é campeã da diversidade. Comentários de Munroe Bergdorf estão em desacordo com nossos valores, e por isso decidimos terminar nossa parceria com ela".

Munroe, contudo, revoltou-se e publicou textos no Facebook explicando que as frases foram "tiradas de contexto", e que se referiu aos ataques racistas ocorridos em Charlottesville, nos Estados Unidos, há algumas semanas.

"Quando constatei que 'todas as pessoas brancas são racistas, estava me referindo ao fato de que a sociedade ocidental, como um todo, é um sistema baseado em supremacia branca - feito para beneficiar, priorizar e proteger pessoas brancas antes de qualquer um de qualquer outra raça. Sem saber, pessoas brancas são socializadas para serem racistas a partir de seus nascimentos. Não é algo genético. Ninguém nasce racista", escreveu.

Em seguida, a modelo também propôs um boicote: "Esta marca de maquiagem não se preocupa com nada além de dinheiro. Eu convoco vocês a boicotar a L'Oréal Paris. Não consigo expressar como estou desapontada com todo o time em lidar com frases que foram completamente tiradas de contexto", escreveu.