Topo

Escola adota uniforme neutro para evitar discriminação a transgêneros

Nova versão do uniforme de inverno - Reprodução/Site oficial
Nova versão do uniforme de inverno Imagem: Reprodução/Site oficial

Do UOL, em São Paulo

11/09/2017 18h55

Uma escola localizada na Inglaterra optou por adotar uniformes neutros para evitar discriminação de gênero. Ao abolir as vestimentas diferenciadas para alunos e alunas, a Priory School fez com que, a a partir de agora, ambos usem a mesma calça e camisa como uniforme. Antes, as meninas precisavam vestir saias.

"Outro assunto é que temos um pequeno, mas crescente número de alunos transgêneros e usar o mesmo uniforme é importante para eles", afirmou o diretor do colégio, Tony Smith, a um jornal local.

A decisão foi celebrada por organizações de defesa dos transgêneros no Reino Unido. A "Mermaid UK", uma dessas entidades, afirmou ser uma niciativa muito importante para reduzir o sofrimento desses alunos.

Novos uniformes de escola britânica - Reprodução/Site oficial - Reprodução/Site oficial
Novos uniformes de escola britânica
Imagem: Reprodução/Site oficial

"Comemoramos qualquer medida dos colégios que reconheça que as crianças estão cada vez mais revelando variações de gênero. Instaurar uniformes de gênero neutro é algo que as escolas podem adotar para ajudar os alunos que sofrem por seu gênero", afirmou Susie Green, responsável pela instituição, a um jornal local.

Segundo ela, ainda que haja poucos alunos transgêneros nas instituições, essa mudança deve ser colocada em prática. "Os colégios devem tomar uma postura clara e abraçar a diversidade, não importa quão pequeno seja o número de pessoas afetadas."

Na Inglaterra, a Allens Croft School, em Birmingham, foi apontada como a primeira instituição a implementar a política de uniforme de gênero neutro. Já a Brighton College deu o primeiro passo permitindo que alunos escolhessem duas opções de uniforme, independentemente de serem do sexo feminino ou masculino.