Topo

Selena Gomez revela que recebeu um transplante de rim para tratar lúpus

Selena Gomez e a amiga Francia Raisa, que lhe doou o rim - Reprodução/Instagram
Selena Gomez e a amiga Francia Raisa, que lhe doou o rim Imagem: Reprodução/Instagram

do UOL, em São Paulo

14/09/2017 10h02

A cantora Selena Gomez deu uma notícia surpreendente aos fãs na manhã desta quinta-feira, 14, através de seu Instagram. O real motivo para a ausência da cantora na mídia e a divulgação tímida de seu novo single, "Fetish", lançado em 13 de julho, era a sua recuperação de um transplante de rim que recebeu para tratar o lúpus — doença autoimune da qual ela revelou sofrer em 2015.

No post, a estrela explicou a situação e prometeu abrir o jogo em breve sobre os detalhes de sua luta contra a doença."Estou muito consciente que alguns dos meus fãs notaram que eu estava aparecendo pouco por parte deste verão [entre junho e setembro, no hemisfério norte] e questionando por que não promovi minha nova música, da qual eu estava tão orgulhosa. É que eu descobri que precisava de um transplante de rim por causa do meu lúpus e estive me recuperando. Foi o que eu precisava fazer para a minha saúde. Eu honestamente estou ansiosa para compartilhar com vocês, em breve, minha jornada pelos últimos meses, como sempre quis fazer". 

Selena Gomez mostra cicatriz após transplante - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
Selena Gomez mostra cicatriz após transplante
Imagem: Reprodução/Instagram

Selena ainda aproveitou para homenagear a atriz Francia Raisa, que doou o orgão para ela. "Até lá, quero agradecer publicamente a minha família e incrível time de médicos por tudo o que fizeram por mim antes e depois da cirurgia. E, finalmente, não há palavras que possam descrever como eu posso agradecer a minha linda amiga Francia Raisa. Ela me deu o maior presente e sacrifício ao doar o seu rim para mim. Eu fui incrivelmente abençoada. Eu te amo muito, minha irmã".

"O lúpus continua a ser muito mal compreendido, mas progressos têm sido feitos. Para mais informações sobre o lúpus, por favor vá até o site da Lupus Research Alliance [Aliança para a Pesquisa sobre Lúpus]: www.lupusresearch.org", orientou Selena.

A jornada de Selena contra a doença

Em agosto de 2015, após seu hiato na carreira no ano anterior que despertou boatos de que ela estivesse na reabilitação por causa de uma dependência química, a cantora afirmou à revista americana "Billboard" que havia descoberto a doença e encarado um tratamento especialmente difícil para combatê-la. "Eu fui diagnosticada com lúpus e estive fazendo quimioterapia. Foi por isso que tirei um tempo para mim. Poderia ter tido um derrame".

"Queria tanto dizer para as pessoas: 'vocês não fazem ideia, eu estou na quimio e vocês são babacas'. Eu estava tão irada que sentia a necessidade de dizer isso. É horrível entrar em um restaurante e ter o ambiente todo olhando para você, sabendo o que estão dizendo. Então eu me tranquei até me sentir confiante e confortável novamente".

Em 2016, Selena abandonou sua turnê no meio por causa dos efeitos da doença. "Como muitos de vocês sabem, há pouco mais de um ano, eu revelei que tenho lúpus, uma doença que pode afetar as pessoas de diferentes formas. Eu descobri que ansiedade, ataques de pânico e depressão são efeitos colaterais do lúpus e apresentam seus próprios desafios", explicou à revista "People". 

"Eu quero ser proativa e focar na minha saúde e felicidade, então decidi que o melhor caminho a seguir é tirar um tempo de folga. Obrigada a todos os meus fãs pelo apoio. Vocês sabem o quanto são especiais para mim, mas eu preciso encarar isso de frente e fazer todo o possível para ser o meu melhor. Eu sei que não estou sozinha ao dizer isso. Espero que outros possam se sentir encorajados a lidar com seus próprios problemas". 

A relação de Selena e Francia Raisa

A atriz Francia Raisa, 29 anos, conhecida pelas séries "The Secret Life of the American Teenager" e "Dear White People", é amiga de Selena desde 2008. Em seu Instagram, ela já deu alguns detalhes da relação próxima de longa data com a cantora, relembrando que Selena havia dado a ela um colar quando se conheceram que dizia que "uma irmã é uma amiga para sempre". 

No último aniversário de Selena, Francia fez uma declaração especial para ela. "Passei por um período de dor e coração partido este ano e você deixou o estúdio para vir me ver e me consolar. Eu recebi boas notícias no mês passado e você me ligou no Facetime minutos antes de subir ao palco para me dar parabéns. Há tantos momentos que temos e coisas que você faz que eu aprecio e a que dou valor. Mesmo que seja chorar, rir ou apenas sentar com você no chão da minha cozinha com as mãos para cima, confusa com a vida", escreveu.

"Sou grata por você sempre estar ao meu lado. Sou obcecada por cada lembrança que construímos nos últimos 8 anos e aquelas que ainda vamos criar. Sou muito grata a Deus por ter colocado você na minha vida naquele momento. Se você pensar em quando nos conhecemos, em que estágio das nossas vidas estávamos, a hora era perfeita. É tão inspirador vê-la crescer e crescer com você. Aprendo tanto com você e tenho tanto orgulho. Feliz aniversário, minha irmã. Te amo muito mesmo".