Estilo de vida

A semana: Temer denunciado de novo, Emmy das mulheres e terremoto no México

Adriana Nogueira

Do UOL

24/09/2017 04h00

Os acontecimentos e pessoas que fizeram barulho nesta semana, impactando a vida e o olhar das mulheres.

O Emmy das minas

Chris Pizzello/Invision/AP
Nicole Kidman comemora o prêmio de melhor minissérie para "Big Little Lies", no Emmy 2017 Imagem: Chris Pizzello/Invision/AP

As séries "Big Little Lies", "The Handmaid's Tale" e "Veep" — centradas em mulheres e com perfume feminista — foram as grandes vencedoras da 69ª edição do Emmy, principal premiação da TV americana. "Posso apenas pedir que tragam mulheres para a frente e façam delas as heroínas de suas próprias histórias?", provocou Reese Whitherspoon, produtora de "Big Little Lies", que levou cinco estatuetas.

Tragédia no México

Edgar Cabalceta/EFE
Imagem: Edgar Cabalceta/EFE

Um terremoto de 7,1 na escala Richter atingiu o México na terça-feira (19), deixando mais de 200 mortos. A capital, Cidade do México, e os Estados centrais concentraram a maior parte das vítimas. O tremor abalou a cidade no mesmo dia em que era lembrado o 32º aniversário do grande terremoto de 1985, que deixou milhares de mortos na capital mexicana.

Denúncia contra Temer vai para a Câmara

Por dez votos a favor e um contra, o STF concluiu votação que libera envio de nova denúncia contra o presidente Michel Temer à Câmara dos Deputados. A acusação é de obstrução de Justiça e participação de organização criminosa. Cabe agora aos deputados decidirem se autorizam ou não abertura de processo. Em agosto, o presidente conseguiu que a base aliada barrasse a primeira acusação.

A primeira procuradora

Renato Costa / FramePhoto
Imagem: Renato Costa / FramePhoto

Raquel Dodge assumiu, na segunda-feira (18), o cargo de nova procuradora-geral da República. Em agosto, por estar fora da agenda oficial do Planalto, um encontro entre ela e o presidente Michel Temer causou polêmica. Ao longo da carreira, Dogde construiu fama de jurista rigorosa e feminista.

Cobrança por bagagem x passagens aéreas

Levantamento da Abear (Associação Brasileira de Empresas Aéreas) apontou que as tarifas médias de passagens aéreas tiveram queda entre 7% e 30% desde que teve início a cobrança de bagagem em voos nacionais, dependendo da rota e da companhia aérea. Os dados se referem às passagens vendidas entre junho e o começo de setembro, pelas companhias Azul, Gol e Latam.

Rock in Rio engajado

Luciano Belford/AGIF
Imagem: Luciano Belford/AGIF

A cantora americana Alicia Keys abriu espaço para a líder indígena Sonia Bone Guajajara discursar a favor da demarcação de terras na Amazônia, em seu show no Rock in Rio, no domingo (17). Já na abertura do festival, na sexta-feira (15), Gisele Bündchen havia falado de forma emocionada sobre a importância da região. A top, de quebra, ainda cantou "Imagine" com Ivete Sangalo.

Cura gay

Fernando Gomes/Agência RBS
Imagem: Fernando Gomes/Agência RBS

A Justiça Federal do Distrito Federal concedeu liminar que permite que psicólogos possam tratar gays e lésbicas como doentes e fazer terapias de “reversão sexual”, sem que sofram censura ou sanções do CFP (Conselho Federal de Psicologia). Por meio de nota, o órgão disse que iria recorrer. Manifestações contrárias também tomaram as redes sociais. Pessoas que já passaram pela "cura gay" relatam terem sofrido violência psicológica.

Fim do horário de verão?

O Ministério de Minas e Energia encaminhou à Presidência estudo que sugere suspender o horário de verão no país. A medida é adotada desde 1985 em alguns Estados para economizar energia, mas, segundo o Ministério, deixou de ser relevante. A palavra final será de Michel Temer.

Punição rigorosa a padres pedófilos

Luis Acosta/AFP
Imagem: Luis Acosta/AFP

Na quinta-feira (21), o papa Francisco anunciou que um religioso efetivamente condenado por abuso sexual contra um menor de idade não poderá apresentar recurso. A fala do pontífice aconteceu em encontro com os membros da Pontifícia Comissão para a Tutela dos Menores, organismo criado por ele há quatro anos para trabalhar pela educação e prevenção de abusos dentro da Igreja Católica.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba seu horóscopo diário do UOL. É grátis!

Mais Estilo de vida

Topo