Estilo de vida

Jovens indianas transformam a Wikipedia em um espaço menos preconceituoso

Getty Images
Imagem: Getty Images

do UOL, em São Paulo

24/09/2017 20h25

Um grupo de jovens feministas indianas decidiu fazer uma força-tarefa para transformar parte da internet em um ambiente menos penoso às desigualdades de gênero. Por isso, elas se juntaram em uma iniciativa batizada de “edit-a-thon”, que acontece no mundo todo, para promover alterações importantes nas páginas da Wikipedia.

Considerando que o site está sempre nas primeiras posições de busca dos mais diversos assuntos, é importante que as informações presentes ali, todas colocadas de maneira colaborativa, sejam responsáveis. Afinal, a página tem a função de informar e formar opiniões.

Segundo pesquisas, do total de editores da Wikipedia no mundo, apenas 9% são mulheres. Na Índia, o número é ainda menor, cai para 3%. E um dos maiores entraves está a falta de confiança feminina na hora de participar de maneira ativa da ferramenta.

Mais espaço às mulheres

Por isso, o coletivo “Feminism in India” decidiu organizar maratonas de edição para corrigir as principais informações de textos que bordam questões de gênero, além de incluir mais artigos sobre mulheres de destaques das mais variadas áreas de atuação – artes, ciência e política.  O foco é aumentar principalmente o número de páginas dedicadas a artistas indianas contemporâneas.

A última edição aconteceu em setembro e reuniu 17 participantes, que escreveram sobre 18 mulheres indianas, criando 14 novos artigos e editando outros quatro já publicados. São elas: Gargi Raina, Navjot Altaf, CAMP (studio), Rohini Devasher, Prajakta Potnis, Seher Shah, Shilpa Gupta, Nilima Sheikh, Madhavi Parekh, Mrinalini Mukherjee, Anju Dodiya, Surekha, Aschana Hande, Homai Vyrawalla, Vasudha Thozhur, Gauri Gill, Neha Choksi e Mithu Sem.

No Brasil...

A mesma iniciativa acontece de tempos em tempos também por aqui. É o “Editathon das Minas”, que se organiza pelo Facebook em datas especiais para transformar o ambiente online em um lugar mais acolhedor às mulheres e em um veículo mais confiável de informações.
 

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba seu horóscopo diário do UOL. É grátis!

Mais Estilo de vida

Topo