Topo

Bruna Marquezine fala sobre aborto: "Quem sou eu para julgar o outro?"

Bruna Marquezine em desfile da coleção Paula Raia para a Riachuelo - Manuela Scarpa/Brazil News
Bruna Marquezine em desfile da coleção Paula Raia para a Riachuelo Imagem: Manuela Scarpa/Brazil News

Amanda Serra*

do UOL, em São Paulo

09/11/2017 13h25

Engajada em um trabalho junto a crianças refugiadas e carentes no Brasil há dois anos, Bruna Marquezine acredita que o momento atual da sociedade é importante para fazermos debates e avanços necessários em prol da diversidade e do respeito.

Veja também

A atriz esteve presente no desfile da coleção Paula Raia para a Riachuelo, que botou na passarela um casting de modelos marcado pela heterogeneidade. Lá ela conversou com o UOL sobre a importância de representatividade na mídia e sobre aborto, logo após a aprovação da PEC 181, conhecida como "Cavalo de Troia", que pode criminalizar o procedimento mesmo em caso de estupro no país. 

"O que eu acho que falta no mundo hoje é empatia. Tento sempre me colocar no lugar do outro. Não tive nenhum caso de aborto na minha família e nunca vivi isso [de perto]. Então não sei o que leva uma mulher, em que condições ela se encontra para desejar abortar. Para mim, filho é uma bênção. Mas quem sou eu para julgar o outro? Acho que falta respeito com a decisão do outro, com a vida do outro, o corpo do outro. Sou a favor de respeitar o próximo", afirmou Bruna.

A atriz ainda revelou que o tema é difícil para ela. "É uma questão que, para mim, é conflituosa porque sou cristã e o meu maior sonho é ser mãe. Fico pensando que eu não conseguiria. Mas o outro talvez precise. É uma questão em que fico muito dividida. E se for um estupro? Eu não sei o que eu faria. Então como vou julgar a decisão do outro? Não tenho uma resposta certa para isso", explicou.

A importância da representatividade

A post shared by IZA (@iza)

on

Com 23,4 milhões de seguidores no Instagram, Bruna defende que as redes sociais têm um papel vital na conscientização a respeito de pluralidade. E ela espera que este debate tenha impacto direto no futuro dos filhos que terá.

"É tão importante, tão genial, tão legal que isso esteja acontecendo. Acho que isso já devia ter acontecido há muito tempo, mas, não vamos reclamar. Que bom que está, [mesmo] devagar ainda. Um dos meus maiores sonhos é ser mãe. E quando eu tiver uma filha, eu quero que ela se sinta representada por alguém, quero que ela tenha ídolos que a representem de verdade, que ela possa se ver no outro". 

"É muito importante poder proporcionar isso para as pessoas, principalmente através da arte. É a maneira mais fácil de tocar o outro. Ver a Iza e a Pabllo na capa de uma revista... Para quantas meninas e meninos isso não é importante?", indagou. 

Sobre seu trabalho social, Bruna diz que "é a sua causa neste mundo". "Me encontrei há uns dois anos e foi uma coisa que não tem muita explicação. Foi muito impactante e desde então eu me vi muito envolvida. Gostaria de poder abraçar todas as causas do planeta, mas encontrei algo que me tocou muito e foquei nisso. Acho que se todo mundo focasse em uma causa e fizesse sua parte de alguma maneira já seria maravilhoso."

*Colaborou Mariana Araújo.