Topo

10 famosos que eram péssimos alunos na escola, mas deram a volta por cima

Bill Gates, Shakira, Steve Jobs... quem diria que eles não brilharam na escola? - UOL
Bill Gates, Shakira, Steve Jobs... quem diria que eles não brilharam na escola? Imagem: UOL

Colaboração para Splash

22/04/2023 04h00

Por motivos que vão de problemas de saúde a preguiça e pouco interesse no aprendizado, alguns famosos não tiveram uma trajetória escolar brilhante. Anos depois, no entanto, eles deram a volta por cima e conseguiram prestígio e reconhecimento nas carreiras que escolheram seguir.

Confira alguns famosos que não foram bons alunos:

Shakira

- - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
A cantora Shakira
Imagem: Reprodução/Instagram

Quando começou a cantar, Shakira não agradou. Em entrevistas, a colombiana admitiu que nunca conseguiu fazer parte do coral da escola porque a professora julgava que sua voz parecia a de uma cabra. As críticas quase destruíram os sonhos de Shakira — que, sincera, já admitiu que na época cantava mesmo de maneira desafinada. No entanto, seu pai a estimulou a perseguir seu objetivo.

Steve Jobs (1955-2011)

- - Tom Coates/Creative Commons - Tom Coates/Creative Commons
O já falecido fundador da Apple, Steve Jobs
Imagem: Tom Coates/Creative Commons

O fundador da Apple não teve uma performance digna de admiração em seus primeiros anos na escola. Nunca esteve entre os primeiros alunos da classe e era um tanto desatento. Destacava-se, porém, pela petulância e curiosidade. Certa vez, quando a professora perguntou à turma o que as crianças não entendiam no universo, ouviu de Jobs a resposta: "Não entendo por que, de repente, estamos tão falidos".

Bill Gates

- - Arnd Wiegmann / Reuters - Arnd Wiegmann / Reuters
Bill Gates
Imagem: Arnd Wiegmann / Reuters

Um dos homens mais ricos e poderosos do mundo estudou até a sexta série em uma escola pública. Ele e a irmã eram incentivados pelos pais a tirarem boas notas via permuta: ganhavam 25 dólares quando os resultados saíam satisfatórios. Bill, que admitiu nunca ter sido um bom aluno, sempre recebia menos dinheiro. Isso não o impediu de entrar na Universidade de Harvard (EUA) com 18 anos de idade. Lá, chegou a dizer a um professor que viraria milionário antes dos 30. Ele abandonou a faculdade aos 21 para fundar com Paul Allen, amigo e sócio, a Microsoft.

Albert Einstein (1879-1955)

- - Reprodução/Folha de S. Paulo - Reprodução/Folha de S. Paulo
Albert Einstein
Imagem: Reprodução/Folha de S. Paulo

O físico alemão só começou a falar aos quatro anos de idade e a ler aos sete. Seus pais e professores achavam que ele tinha alguma limitação mental. O inventor da Teoria da Relatividade e ganhador de um prêmio Nobel de Física passou por várias escolas e, segundo contam seus biógrafos, detestou todas elas. O homem que revolucionou a física considerava tediosos os métodos de ensino da época. "Você não vai dar em nada na vida", ouviu de um professor, durante a sétima série.

Eric Clapton

- - Creative Commons - Creative Commons
Eric Clapton
Imagem: Creative Commons

Contexto familiar prejudicou estudos. Nascido em 1945, o músico descobriu por volta dos sete anos de idade que sua irmã mais velha era, na verdade, sua mãe verdadeira. A avó o havia criado como filho até então. Dois anos depois, ao conhecer a mãe, ela pediu que todos continuassem a farsa. A decisão o tornou mais calado e tímido do que já era, além de prejudicar seu desempenho nos estudos. Ele só se interessava por arte e volta e meia ouvia repreensões por desenhar em seus cadernos em vez de anotar o conteúdo das aulas. Clapton só cursou o ensino fundamental, pois não passou nos exames para a escola secundária. Depois disso, decidiu se inscrever numa escola de música.

Adele

- - Montagem: Pedro Antunes - Montagem: Pedro Antunes
Adele
Imagem: Montagem: Pedro Antunes

Briga na escola. A cantora britânica é reconhecida pela potência vocal e pode parecer surreal imaginá-la num pátio de escola trocando puxões de cabelo e tapas com uma colega. O motivo foi o mais banal possível: as duas se atacaram porque tinham opiniões contrárias sobre um participante de um reality show.

Robert Pattinson

- - Getty Images - Getty Images
Robert Pattinson
Imagem: Getty Images

Convidado a se retirar. Antes de fazer dos vampiros um objeto de amor adolescente no fim dos anos 2000, o ator penou nos anos escolares. Pattinson simplesmente se recusava a fazer os deveres de casa e também apresentava um desempenho lamentável em sala de aula. Resultado: foi convidado a sair da escola onde estudava.

Salma Hayek

- - Getty Images - Getty Images
Salma Hayek
Imagem: Getty Images

A mexicana infernizava a vida das freiras do colégio onde estudou na adolescência. De tanto pregar pegadinhas nas irmãs, Salma foi expulsa da instituição.

Isaac Newton (1643-1727)

- - Reprodução - Reprodução
Isaac Newton
Imagem: Reprodução

O cientista e astrônomo inglês também não foi um aluno brilhante. Costumava tirar notas razoáveis, não se esforçava mais do que o necessário e nem se destacava nas aulas. Por outro lado, a leitura e a curiosidade intensas o salvaram da mediocridade. Por conta própria, começou a ler e a tomar notas sobre assuntos que o interessavam: teologia, latim, grego, ciência. Depois de uma temporada administrando muito porcamente a fazenda da família, foi enviado por um tio para estudar em Cambridge e, lá, se encontrou.

Ringo Starr

- - JOHN STILLWELL/AFP - JOHN STILLWELL/AFP
Ringo Starr recebeu o título de Cavaleiro da Excelentíssima Ordem do Império Britânico, popularmente conhecido como "sir"
Imagem: JOHN STILLWELL/AFP

Internações o afastaram da escola. Durante toda a infância, o baterista dos Beatles enfrentou problemas sérios de saúde que o levaram a ficar muito internado. No total, foram cerca de três anos gastos em hospitais, o que causou um enorme atraso em seus estudos. Aos 15 anos de idade, Ringo mal sabia ler ou escrever.

*Com reportagem de Heloísa Noronha, publicada em 13/11/2017