Topo

A semana: protesto contra PEC, Drake dá bronca em fã e ministro denunciado

Do UOL, em São Paulo

19/11/2017 04h01

Os acontecimentos, as pessoas e as iniciativas que fizeram barulho nesta semana, impactando a vida e o olhar das mulheres.

Aborto proibido até em caso de estupro?

"Desde a concepção". O impacto dessas três palavras estimulou protestos em ao menos 14 cidades espalhadas pelo país na última segunda (13). O motivo é o projeto de lei, a PEC-181, que pode proibir o aborto até mesmo em casos de estupro, e aprovada em uma comissão especial Câmara dos Deputados na última quarta (8). No texto original, o projeto de emenda defendia a ampliação da licença-maternidade para mães de bebês prematuros. Porém, deputados da bancada evangélica emplacaram no texto a defesa do feto "desde a concepção". Só em São Paulo, a marcha “todas contra 18”, em referência ao número de deputados homens que aprovaram PEC, reuniu 10 mil pessoas. O presidente da Câmara, Rodrigo Maia, diz que a PEC não será discutida no Plenário enquanto ele estiver lá.

13.nov.2017 - Mulheres protestam no centro do Rio contra PEC que prevê a proibição de todo tipo de aborto no Brasil; manifestações ocorrem em ao menos 14 cidades - Marina Lang/UOL - Marina Lang/UOL
13.nov.2017 - Mulheres protestam no centro do Rio contra PEC que prevê a proibição de todo tipo de aborto no Brasil; manifestações ocorrem em ao menos 14 cidades
Imagem: Marina Lang/UOL

A pioneira

Rachel de Queiroz - Reprodução - Reprodução
O doodle com Rachel de Queiroz
Imagem: Reprodução

Rachel de Queiroz foi a primeira mulher a ingressar na Academia de Letras, em 1977. Se estivesse viva, teria completado 107 anos na última sexta (17). O Google preparou uma homenagem para a autora em sua página inicial. Curiosidade: o primeiro livro de sucesso da autora, "Memorial de Maria Moura", foi lançado quando ela tinha 82 anos de idade. Nunca é tarde!

O pioneiro

Na segunda (13), bombou a notícia de que um trabalhador na Bahia foi o primeiro brasileiro a ter uma ação julgada com base na reforma trabalhista. Ele reivindicava uma indenização de R$ 50 mil do antigo patrão por ter sido assaltado a caminho do trabalho. Em troca, ele é quem terá que bancar R$ 8.500. De acordo com a nova lei, quem perde uma ação de trabalho deve bancar os custos do processo.

Rapper dá bronca em assediador durante show

Drake - Jamie McCarthy/Getty Images - Jamie McCarthy/Getty Images
25.ago.2013 - Drake posa no tapete vermelho do Video Music Awards, no Barclays Center, em Nova York
Imagem: Jamie McCarthy/Getty Images

Em meio a denúncias quase que diárias de assédios no meio artístico dos Estados Unidos, o rapper canadense Drake interrompeu um show para dar uma bronca em um homem que assediava mulheres na plateia. "Pare de passar a mãos nas meninas ou eu vou até e acabo contigo", disse o intérprete do hit chiclete "Hotline bling".

Ministro denunciado 

Raquel Dodge - Kleyton Amorim/UOL - Kleyton Amorim/UOL
Janot disse que confia que Raquel Dodge, a próxima procuradora-geral da República, continuará a ter "atitude de Ministério Público"
Imagem: Kleyton Amorim/UOL

A procuradora-geral da República Raquel Dodge denunciou o ministro do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) Admar Gonzaga Neto pelo crime de lesão corporal contra a esposa, Élida Souza Matos. Mesmo após a retirada da queixa por Élida, o Ministério Público continuou a investigar o caso. O ministro teria xingado e agredido a mulher. Como ele tem foro privilegiado, a denúncia vai correr no Supremo Tribunal Federal.

Já viu se caiu na conta?

Boa notícia: o sexto lote da rescisão do imposto de renda já está disponível. Quer saber se você é uma das agraciadas? É só entrar na página da Receita Federal, inserir CPF e data de nascimento e resgatar a grana.

Temer diz que Brasil é autoritário e fala sobre "golpe"

O presidente Michel Temer em Itu, com o governador Geraldo Alckmin (PSDB) - Divulgação/Prefeitura de Itu - Divulgação/Prefeitura de Itu
O presidente Michel Temer em Itu, com o governador Geraldo Alckmin (PSDB)
Imagem: Divulgação/Prefeitura de Itu

Na véspera do feriado da Proclamação da República, na quarta (15), o presidente Michel Temer disse que o brasileiro tem a tendência em sempre "caminhar para os autoritarismos". Segundo ele, períodos autoritários no Brasil só aconteceram porque a população brasileira quis assim. "Nós restauramos a democracia com a Constituição de 18 de setembro de 1946. E daí, vivemos um período em que mais uma vez se dizia que o poder emana do povo de setembro de 1946 a 1964. Mas a nossa vocação centralizadora e, convenhamos, quando os movimentos centralizadores ocorrem, não por um… simplesmente um golpe de estado, é porque o povo também quer, acaba desejando, no fundo é isso", afirmou Temer. O discurso foi feito em evento em Itu.

Brasileira morta pela polícia em Portugal

Ivanice Carvalho da Costa, 36, foi morta por policiais em Lisboa, capital portuguesa, na madrugada de quarta (15). O governo português afirma que a polícia estava atrás de suspeitos de um assalto e teve o carro confundido com o dos assaltantes. Mais de vinte tiros foram disparados contra Ivanice. Ela trabalhava em um restaurante e a família era natural de Amaporã, no noroeste do Paraná. O corpo deve chegar ao Brasil nos próximos dias.

Campeão dos campeões

Os fogos de artifício te acordaram ou assustaram seus pets nesta quarta (15)? A “culpa” foi do Corinthians, que se tornou campeão do Brasileirão 2017 após vencer o Fluminense por 3 a 1 na Arena Corinthians, em Itaquera, zona leste de São Paulo. Com 3 títulos na década, o clube paulista se tornou o maior campeão brasileiro do século.

Corinthians comemora - Ale Cabral/AGIF - Ale Cabral/AGIF
Imagem: Ale Cabral/AGIF