Estilo de vida

Ato contra prédios de Silvio Santos reúne atores, políticos e até bruxas

Divulgação/SBT
O apresentador Silvio Santos Imagem: Divulgação/SBT

João Luiz Vieira

Colaboração para o UOL, em São Paulo

26/11/2017 22h45

Um protesto a favor da criação do Parque do Bixiga, na região central de São Paulo, reuniu atores e ativistas, neste domingo (26), em apoio ao projeto encabeçado pelo dramaturgo José Celso.

Nas últimas semanas, voltou à tona o já antigo pé de guerra entre o artista e o grupo Silvio Santos pelo futuro do terreno em volta do Teatro Oficina, no Bixiga. Silvio é proprietário da localidade ao redor do Oficina, que é dirigido por Zé. Ali, o dono do SBT pretende instalar duas torres com 100 metros de altura. Já Zé, defende a criação de um parque aberto ao público.

Zé Celso comandou a passeata em cima do carro de som

Domingo no Parque

Batizado como “Domingo no Parque”, em referência a uma música do cantor Gilberto Gil, o ato foi apoiado por nomes como Alexandre Borges, 51, que conquistou papéis em telenovelas após atuar na peça “Hamlet”, de William Shakespeare, montada no Teatro Oficina, em 1993. “Essa luta é de toda a classe artística”, disse. A atriz Denise Fraga, 53, o vereador Eduardo Suplicy (PT-SP), 76, o músico Otto, 49, o apresentador e jornalista Marcelo Tas, 58, e as diretoras Daniela Thomas, 58, e Monique Gardenberg, 59, também compareceram ao ato ao lado de grupos culturais da cidade.

João Luis Vieira/UOL Estilo
O ator Alexandre Borges em ato contra construções de Silvio Santos Imagem: João Luis Vieira/UOL Estilo

Houve uma cerimônia ecumênica, com a presença de representantes do candomblé, seguida por uma mensagem de um rabino, um padre e uma bruxa wicca. “Nesse terreno havia uma sinagoga, a primeira de São Paulo, que foi destruída pela especulação imobiliária. Isso não pode prosseguir. Destruíram muito de nosso patrimônio”, disse o rabino Alexandre Leone. Nas redes sociais, usuários criaram a hashtag #ficaoficina. Ao final do ato, já no início da noite, os artistas e os moradores do bairro levantaram uma nova questão: a arte sobreviverá?

 

 

Parque do Bixiga

O projeto de lei para a criação do Parque do Bixiga é do vereador Gilberto Natalini (PV-SP). Em sua justificativa, ele alega que o terreno entre as ruas Jaceguai, Abolição, Japurá e Santo Amaro "tem potencial de destinação, justa de um terreno situado na área central da cidade e, que, pelo contexto geográfico, histórico e cultural o local pode rever criticamente o processo de urbanização em andamento em São Paulo, e reinventar a relação cidade/natureza, movimento já discutido e praticado".

João Luis Vieira/UOL Estilo
O vereador Eduardo Suplicy em ato pelo Parque do Bixiga Imagem: João Luis Vieira/UOL Estilo

O Bixiga tem, hoje, 900 imóveis tombados, correspondendo a pelo menos 1/3 de todo o patrimônio cultural protegido em São Paulo. O terreno em disputa soma 10.823,06 m², e só no seu entorno há 47 imóveis tombados a nível municipal, cinco tombados por órgãos do estado e mais três pela União.

No último dia 17, Silvio Santos conseguiu reverter o tombamento da área em volta do Oficina pelo Condephaat, órgão estadual de tombamento e preservação que deu vitória à Sisan, empresa do apresentador. Neste mês, o teatro comemorou cinquenta anos da primeira montagem da peça “O Rei da Vela”, do escritor Oswald de Andrade.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

O UOL está testando novas regras para os comentários. O objetivo é estimular um debate saudável e de alto nível, estritamente relacionado ao conteúdo da página. Só serão aprovadas as mensagens que atenderem a este objetivo. Ao comentar você concorda com os termos de uso. O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba seu horóscopo diário do UOL. É grátis!

Mais Estilo de vida

Topo