Estilo de vida

Gilberto Gil relembra declaração que fez para Flora: "uma relação durável"

Reprodução/Facebook
Flora e Gilberto Gil no início da década de 80 Imagem: Reprodução/Facebook

Do UOL

10/01/2018 20h21

Juntos há quase 40 anos, Gilberto Gil se declarou para mulher, Flora Gil e relembrou a canção que fez para ela e que serviu como pretexto para conquistá-la, nesta quarta-feira (10).

“Era o verão de 79. Ela estava passando férias em Salvador. Eu a tinha conhecido um mês antes, e nós ainda não namorávamos. Telefonei para um amigo comum: 'Diga que eu quero vê-la, que vou estar no Teatro Vila Velha entre quatro e seis da tarde. Tenho uma coisa para mostrar a ela.' Quando ela chegou, cantei a música. 'Flora' foi, portanto, uma cantada literal. Cantei Flora na canção e com a canção. É minha única canção-cantada", escreveu ele em seu perfil do Facebook.

Gil ainda comemorou o fato de ter escrito uma música para uma pessoa tão especial e relembrou o elogio que recebeu de Elis Regina, pela declaração de amor. 

"A alma exigia capricho: o sentimento era intenso e o desejo, de uma relação durável. O que eu cantava não era só uma pessoa, mas toda uma vida com ela. Na letra eu já a imagino 'idosa', 'bela senhora', 'futura'. Elis é que me disse: 'Nunca uma mulher teve de um homem uma música dessa.' A canção teve para mim, como talvez para ela, o caráter da irrecusabilidade da proposta. 'Flora' foi além das intenções nela contida, acabou tendo uma função. A cantada funcionou. É bom que a música e a poesia também tenham essa utilidade. Um modo sutil de ser útil. Uma sutil utilidade, uma 'sutilidade'..."

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

O UOL está testando novas regras para os comentários. O objetivo é estimular um debate saudável e de alto nível, estritamente relacionado ao conteúdo da página. Só serão aprovadas as mensagens que atenderem a este objetivo. Ao comentar você concorda com os termos de uso. O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba seu horóscopo diário do UOL. É grátis!

Mais Estilo de vida

Topo