Direitos da mulher

Bar "emagrece" mulher em copo de bebida e é acusado de gordofobia

Reprodução/Facebook
Propaganda de bar é alvo de reclamações e acusações de gordofobia Imagem: Reprodução/Facebook

Amanda Serra

Do UOL, em São Paulo

01/02/2018 20h19

Para anunciar uma festa de tequila, o bar West Pub, de Ribeirão Preto (SP), fez um anúncio no Facebook insinuando que o consumo de bebida transforma a visão sobre o corpo de uma mulher. Com o enunciado "tome cuidado", a imagem publicada mostra uma mulher gorda ao fundo, mas que aparece magra dentro do copo. “Amanhã, no West Pub vai rolar muita tequila. Tome cuidado. #perigo”, dizia o texto.

A propaganda gerou polêmica nas redes sociais e diversas pessoas acusaram o bar de gordofobia e machismo, já que a foto expunha pessoas gordas, uma mulher em específico, ao ridículo. Por conta da repercussão negativa, o local excluiu o post de suas redes sociais.

Veja também

Esse tipo de propaganda é bastante prejudicial, pois valida a ideia de que se sentir atraído por uma mulher gorda é um erro, um demérito, sendo justificado apenas pela embriaguez. Diante de tantas coisas horríveis que podem ocorrer com o consumo excessivo de álcool, fazer esse tipo de chacota é, além de um atestado de incapacidade de criar uma peça publicitária minimamente inteligente, extremamente ofensivo para a autoestima de mulheres gordas”, afirma a ativista anti-gordofobia Rachel Patrício.

Enquanto diversas marcas, principalmente de bebidas alcoólicas, vêm tentando se reposicionar no mercado na tentativa de não objetificarem a mulher ou serem preconceituosas em seus anúncios, o machismo ainda está presente na publicidade.

“A gente acaba acreditando na evolução das ideias e esperando que as pessoas se esforcem um pouco para sair da zona de conforto. Diante de tanta informação disponível, quando alguma empresa solta esse tipo de peça, minha certeza é a de querer criar um burburinho. Mediocridade também chama atenção. A carga de ideias machistas e gordofóbicas ainda é muito presente nas estruturas da nossa sociedade, e a mídia acaba por representar isso de alguma forma”, argumenta Rachel.

Procurado pelo UOL, o West Pub afirmou que só se pronunciaria via advogado. A reportagem acionou a área jurídica da empresa diversas vezes, mas o advogado responsável não se pronunciou até o fechamento deste texto.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

O UOL está testando novas regras para os comentários. O objetivo é estimular um debate saudável e de alto nível, estritamente relacionado ao conteúdo da página. Só serão aprovadas as mensagens que atenderem a este objetivo. Ao comentar você concorda com os termos de uso. O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba seu horóscopo diário do UOL. É grátis!

do UOL
do UOL
ANSA
BBC
do UOL
EFE
BBC
ANSA
Redação
BBC
Redação
Redação
do UOL
BBC
Redação
do UOL
Redação
ANSA
BBC
do UOL
Redação
BBC
Redação
do UOL
ANSA
Redação
Redação
Redação
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
EFE
do UOL
do UOL
Redação
do UOL
ANSA
Redação
do UOL
do UOL
Redação
Redação
Redação
do UOL
AFP
do UOL
do UOL
ANSA
Topo