Topo

As mulheres que roubam a cena em Pantera Negra

Atrizes do filme Pantera Negra - Divulgação
Atrizes do filme Pantera Negra
Imagem: Divulgação

do UOL

17/02/2018 15h37

Ok, você já ouviu que o filme Pantera Negra é um show de diversidade: com elenco praticamente completamente negro, dirigido, produzido e escrito por negros, ele manda um beijo para o racismo. Mas é preciso falar também do poder feminino da produção.

O protagonista é homem, todos sabem, mas por trás dele, há um verdadeiro exército de mulheres incríveis e poderosas. A história do filme acompanha como o novo rei T´Challa (Chadwick Boseman) precisa encarar alguns vilões para proteger seu reino, Wakanda, um paraíso supermoderno na África. E para vencer o mal, ele conta com muitas minas ao seu lado.

A começar por sua irmã Shuri, que é vivida por Letitia Wright -- uma das atrizes em que devemos ficar de olho esse ano. Shuri é simplesmente a grande mente do país, responsável pelo laboratório que desenvolve toda a modernidade que aparece no filme.

Lupita Nyong'o e Letitia Wright em cena de "Pantera Negra" - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação
Elas quebram tudo

Na produção, a proteção do herói é feita por uma guarda de mulheres. As guerreiras carecas, munidas de lanças, dão shows de luta em cena e quem as comanda é a general Okoye, interpretada Danai Gurira, que rouba todas as cenas em que aparece.

Quem luta ao seu lado é Lupita Nyong´o, vivendo Nakia, uma das mais letais guardiãs do rei e também seu amor.

Além delas, Angela Basset marca presença como a matriarca do clã dos Panteras, Ramonda.

Por trás das telas

Outra coisa que não passa desapercebida no filme é o país onde vive Pantera Negra, Wakanda. Misto de paraíso e universo futurista, é a ideia de um país Africano que não teria sofrido a influência do colonialismo, podendo se desenvolver completamente. Lá, homens e mulheres vivem em igualdade.

Quem tornou real esse universo dos quadrinhos foi a designer de produção Hannah Bechler, que também atuou no premiado Moonlight. Para criar a Wakanda das telas, Hannah visitou a África em busca de inspiração.