Topo

Transforma

Mulheres protagonizam um mundo em evolução


A semana: intervenção no Rio, tiroteio nos EUA e não é não até no Carnaval

Natacha Cortêz

Do UOL

18/02/2018 04h00

Os acontecimentos, as pessoas e as iniciativas que tiveram destaque na última semana, impactando a vida e o olhar das mulheres.

Até no Carnaval, não é não

Adesivos contra o assédio estão por todas as partes - Nelson Antoine/UOL - Nelson Antoine/UOL
Imagem: Nelson Antoine/UOL

A mensagem estava colada no corpo das mulheres neste Carnaval: "Não é Não". A campanha feita por meio de financiamento coletivo na internet por um grupo de amigas tem o objetivo de combater o assédio sexual durante os dias de folia. "Parece óbvio, mas, infelizmente, as mulheres ainda precisam repetir constantemente. Não é não." Adesivos e tatuagens temporários com o lema foram distribuídos aos foliões. Sua mensagem é tão clara quanto parece: não insista na abordagem se a garota deixar claro que não quer nada com você. 

Peito de fora é mais do que querer aparecer

“Nunca me senti tão livre e elegante em toda a minha vida”. Quem conta é Fafi Prado, 47, atriz, educadora, mãe de um menino de oito anos. Fafi está falando do Carnaval, no qual desfilou no bloquinho do seu bairro, em São Paulo, com os peitos completamente desnudos. Fafi não é uma celebridade famosa. Ela, como centenas de mulheres Brasil afora, aproveitou a folia para experimentar essa liberdade.

Intervenção nas polícias do Rio

O presidente Michel Temer decretou, na madrugada de sexta-feira (16), intervenção na segurança pública do do Rio, para combater a crescente onda de violência no Rio de Janeiro. O decreto transferiu, temporariamente, para o Exército a responsabilidade pelas polícias. O texto tem de ser aprovado pelo Congresso, o que deve acontecer até terça (20). O pedido de ajuda ao governo federal partiu do governador do Rio, Luiz Fernando Pezão.

Chloe Kim: sensação das Olimpíadas de Inverno

A americana Chloe Kim ganhou a medalha de ouro no snowboard halfpipe - Clive Rose/Getty Images - Clive Rose/Getty Images
Imagem: Clive Rose/Getty Images

Arrasar no snowboard, ganhar a medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Inverno e... manter o delineador intacto. Assim Chloe Kim descreveu os desafios que enfrentou, ao subir no pódio, em Pyeongchang, na Coreia do Sul, na terça-feira (13), e virar a "queridinha" da competição, com apenas 17 anos. A atleta também conquistou o público por sua história de amor com a nação sede da competição. Seu pai, Jong Jin Kim, imigrou do país para a Califórnia, em 1982.

A primeira mulher trans do mundo a amamentar 

Uma mãe americana se tornou a primeira mulher trans do mundo a amamentar o próprio filho. Ao saber que a parceira estava grávida, mas não tinha interesse em amamentar, a mulher de 30 anos procurou o centro especializado em saúde trans nova-iorquino Mount Sinai Centre for Transgender Medicine and Surgery e se submeteu a um tratamento hormonal inédito, que possibilitou a prática. 

O segundo não de Huck

27.nov.2017 - Apresentador Luciano Huck, da TV Globo, participa de evento promovido pela revista Veja em São Paulo - WERTHER SANTANA/ESTADÃO CONTEÚDO - WERTHER SANTANA/ESTADÃO CONTEÚDO
Imagem: WERTHER SANTANA/ESTADÃO CONTEÚDO

O apresentador Luciano Huckmanteve a decisão de não concorrer à Presidência neste ano, como havia dito em artigo publicado na "Folha de S.Paulo", em novembro. O nome de Huck havia voltado à tona após a condenação por corrupção, em segunda instância, e provável inelegibilidade de Lula.

Recém-nascido fica 3 dias em cela com a mãe, presa por tráfico

Um bebê de três dias foi mantido em uma cela de dois metros quadrados com a mãe, presa desde o sábado (10) por suspeita de tráfico de drogas, na carceragem de uma delegacia na região central de São Paulo. A presa, Jéssica Monteiro, 24, mãe também de uma criança de três anos, deu à luz no domingo (12) de Carnaval, um dia depois de uma audiência de custódia converter em prisão preventiva (por tempo indeterminado) a prisão em flagrante ocorrida na véspera. Ela foi pega com 27 papelotes de maconha. 

Emma Watson e novas regras do cinema britânico contra assédio

A ativista Marai Larasi, da Imkaan, acompanha a atriz Emma Watson no Globo de Ouro 2018 - Getty Images - Getty Images
A ativista Marai Larasi, da Imkaan, acompanha a atriz no Globo de Ouro 2018
Imagem: Getty Images

Diante dos movimentos #MeToo e Time’s Up nos Estados Unidos, a British Film Institute, maior organização do cinema britânico, anunciou uma carta de princípios contra assédio e bullying na indústria, na quarta-feira (14). A porta-voz da iniciativa é Emma Watson, atriz, feminista e embaixadora da Boa Vontade da ONU Mulheres. Segundo a carta, todos os que estão envolvidos na produção de filmes devem ser responsáveis pela criação de um ambiente positivo. Assédio em todas as formas e constrangimentos de qualquer natureza não serão tolerados e devem ser denunciados, investigados e punidos.

Tiroteio em escola na Flórida

Pelo menos 17 pessoas, entre adultos e adolescentes, morreram em um tiroteio na escola pública Marjory  Stoneman Douglas, em Parkland, uma cidade de pouco mais de 30 mil habitantes na Flórida, nos Estados Unidos. Em discurso depois do ataque, o presidente Donald Trump não fez nenhuma menção a controle de armas, mas prometeu ações para lidar com pessoas com transtornos mentais. O atirador, Nikolas Cruz, 19, era um ex-aluno da instituição, expulso por problemas disciplinares. Ele foi detido duas horas após o ocorrido.

Um ano após assassinato de Dandara, réus irão a júri

Dandara dos Santos - Arquivo pessoal  - Arquivo pessoal
Imagem: Arquivo pessoal

Um ano após o assassinato da travesti Dandara dos Santos, que gerou repercussão internacional após o compartilhamento nas redes do vídeo em que ela aparece sendo brutalmente espancada, o julgamento dos acusados deve começar no próximo mês. A informação é do promotor de Justiça Marcus Renan Palácio, titular da 1ª Promotoria do Júri de Fortaleza. Além dos cinco réus já pronunciados, um sexto acusado que estava foragido também deve ir a júri. Das 12 pessoas identificadas como autoras do crime (oito adultos e quatro adolescentes), duas ainda estão foragidas.

Futuro de Cristiane Brasil dependerá do STF

A ministra Cármen Lúcia determinou que caberá mesmo ao STF a decisão final a respeito da posse da deputada Cristiane Brasil, filha do deputado Roberto Jefferson, presidente do PTB, como ministra do Trabalho. E não há data para definir.