Beleza

Reino Unido proíbe propaganda de antirrugas com Rachel Weisz

Reprodução/Getty Images
À esquerda, Rachel Weisz em propaganda da L'Oréal e, à direita, em evento no Canadá em setembro de 2011 Imagem: Reprodução/Getty Images

01/02/2012 13h06

Um anúncio em uma revista de um produto antirrugas da L'Oréal, com a atriz de Hollywood Rachel Weisz, foi proibido pela Autoridade de Padrões Publicitários (ASA), a agência que supervisiona a indústria britânica, por exagerar "de forma enganosa" o desempenho do produto.

A ASA recebeu o pedido para decidir sobre um anúncio de duas páginas, que apareceu em uma revista em setembro de 2011, depois que a parlamentar Jo Swinson disse que ele "deturpava os resultados que poderiam ser alcançados pelo produto".

Swinson é cofundadora da Campanha para a Confiança do Corpo e já foi bem-sucedida em reclamações anteriores à ASA sobre imagens digitalmente retocadas.

 

A imagem, promovendo o produto Revitalift Repair 10 da L'Oréal, mostra um close-up em preto e branco do rosto de Rachel Weisz.

Em sua sentença publicada nesta quarta-feira, a ASA disse que a propaganda não deve reaparecer na forma atual.

"Dissemos à L'Oréal Paris que garanta que não usaram técnicas pós-produção de uma maneira que deturpasse o que poderia ser alcançado usando o produto anunciado. Embora consideremos que a imagem na propaganda não tenha deturpado a luminosidade ou as rugas do rosto de Rachel Weisz, consideramos que a imagem foi alterada de um modo que mudou de forma substancial sua compleição para que parecesse mais suave e mais lisa. Com isso, concluímos que a imagem no anúncio.. exagerou de forma enganosa o desempenho do produto em relação à declaração 'A Pele Parece Mais Suave" e 'A Compleição Parece mais Lisa'".

Mas em outra sentença publicada em seu website, a ASA rejeitou queixas sobre um outro anúncio de produto da L'Oréal, no qual aparece uma foto da atriz Jane Fonda. A entidade considerou que a imagem não havia sido "modificada substancialmente".

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

do UOL
do UOL
Redação
BBC
do UOL
Redação
Beleza
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
Blog do Rodrigo Cintra
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
UOL Mulher - Beleza
UOL Estilo
do UOL
Beleza
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
UOL Estilo
do UOL
do UOL
do UOL
Redação
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
Topo