Alimentação

Quer um 2017 calminho? 18 alimentos bons para os estressados

Thamires Andrade

Do UOL

02/01/2017 07h03

Na hora do estresse, há quem fique compulsivo e queira devorar uma barra de chocolate ou outros alimentos mais calóricos para ter uma sensação de proteção e acolhimento. Ainda que optar por essas comidas não seja uma atitude recomendada, existem, sim, alimentos com propriedades "calmantes" que ajudam a ficar menos estressado. Veja, abaixo, algumas opções:

Fontes consultadas: Andréa Farah, nutricionista clínica; Iara Pasqua, nutricionista da Beneficência de São Paulo; Vanessa Prieto, personal nutri chef.

  • Imagem: Reprodução/lookfordiagnosis
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    Alface

    Os fitoquímicos encontrados principalmente nos talos das folhas de alface atuam como calmantes naturais e ajudam a diminuir o estresse.

  • Imagem: Reprodução/pngimg
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    Laranja

    A fruta melhora o funcionamento do sistema nervoso e, além de ser um ótimo relaxante muscular, ela também ajuda no combate do estresse e em prevenir a fadiga. Por ser rica em vitamina C, a fruta inibe a liberação de cortisol, principal hormônio relacionado ao estresse no corpo.

  • Imagem: Newton Santos/Hype
    Newton Santos/Hype
    Imagem: Newton Santos/Hype

    Maracujá

    Ao contrário do que diz a crença popular, a fruta em si não é calmante, mas, sim, suas folhas. Elas contêm alcalóides e flavonóides, substâncias depressoras do sistema nervoso central [conjunto do cérebro com a medula espinal], responsável pela sensibilidade e pela consciência. Isso faz com que ela atue como um analgésico e relaxante muscular.

  • Imagem: Getty Images
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    Romã

    Por ser rica em antioxidantes e minerais, a fruta melhora o humor, reduz o estresse e aumenta a disposição. Além disso, ela também contém cálcio, potássio, ferro e fitonutrientes, como vitamina A, E, do complexo B, C , além de flavonóides e polifenóis, que protegem o corpo de doenças cardíacas, diabetes, artrite reumatóide e câncer.

  • Imagem: Reprodução/Horta Viva Sementes
    Reprodução/Horta Viva Sementes
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    Couve

    Fonte de fibra, magnésio e vitaminas do complexo B que são essenciais para manter o bom humor e reduzir a ansiedade. Vale consumi-la com outros vegetais verdes escuros no suco verde para garantir essas propriedades.

  • Imagem: Thinkstock
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    Castanha-do-Pará

    A oleaginosa é rica em selênio, um antioxidante envolvido na produção de neurotransmissores ligados ao estado de humor e capacidade para lidar com estresse: a serotonina, que tem ação sedativa e calmante, e a dopamina e noradrenalina, que dão energia e disposição, já que o estresse tende a deixar a pessoa mais cansada. Além disso, a castanha também melhora sintomas de depressão.

  • Imagem: Getty Images
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    Salmão

    Rico em ômega 3, o peixe age no sistema nervoso central, melhorando o humor e deixando a pessoa mais calma, além de reduzir os níveis de ansiedade.

  • Imagem: Getty Images
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    Espinafre e brócolis

    Ricos em potássio, magnésio, fosfato, ácido fólico, vitaminas A, C e do complexo B. Essa combinação presente tanto nos brócolis quanto no espinafre atua diretamente no sistema nervoso central atenuando o nervosismo e a ansiedade que geram o estresse.

  • Imagem: Thinkstock
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    Chá de camomila

    Tanto os brotos de camomila quanto o extrato contêm antioxidantes e substâncias que induzem o sono e reduzem a ansiedade, colaborando muito no combate ao estresse.

  • Imagem: iStock
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    Banana

    Fonte de triptofano, a fruta também contém magnésio e vitamina B6, componentes que estimulam a produção de serotonina, que ajuda a diminuir a ansiedade e irritação que vêm do estresse.

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