Vida saudável

7 motivos para você incluir o abacate em seu cardápio já

iStock
Imagem: iStock

Alexandre Sinato

Colaboração para o UOL

01/10/2017 04h15

Apesar de bastante calórico e gorduroso, o abacate não tem nada de vilão. A fruta, se consumida na quantidade certa, traz importantes benefícios para a saúde. Não à toa, ela é recomendada para quem pratica atividades físicas e tem indicações para quem quer ganhar massa muscular, emagrecer e combater o colesterol ruim.

Veja abaixo sete motivos para você incluir o abacate na sua rotina:

  • Ganho de massa muscular

    O abacate é rico em beta-sitosterol, uma substância que ajuda a diminuir o cortisol, hormônio do estresse que acelera a queima de massa magra como fonte de energia.

  • Evita o "pneuzinho"

    Também pela ação do beta-sitosterol, a regulação do cortisol traz outros benefícios. "O cortisol diminui o metabolismo e pode aumentar a concentração de gordura, principalmente na região abdominal", explica a nutricionista Lara Natacci.

  • Melhora a circulação

    O abacate é bastante gorduroso, mas sua gordura principal é o acido oleico monoinsaturado, o mesmo encontrado no azeite de oliva. "Ele facilita a circulação do sangue, evita o aumento do colesterol e ajuda na modulação da pressão arterial", argumenta Natacci.

  • Ajuda a comer menos

    Sabe aquela impulsão na hora de comer, fazendo com que você exagere no prato e só pare quando já está se sentindo "cheio"? O abacate ajuda a controlar esse excesso. Por ser fonte do ácido oleico (a famosa gordura boa), ele a aumenta a sensação de saciedade.

  • Combate o envelhecimento precoce

    "O abacate é fonte de uma substância chamada glutationa, que é um poderoso antioxidante. Ele evita a proliferação dos radicais livres, que causam envelhecimento precoce e danos celulares", justifica a nutricionista.

  • Bom para o pré-treino

    A presença de gordura boa faz do abacate um aliado no pré-treino, já que essa gordura é usada para fornecer energia na ausência do carboidrato. "A porção ideal a ser consumida é de 50 gramas, o que equivale a aproximadamente um quarto de um abacate grande", orienta Natacci.

  • Doce ou salgado

    Outra vantagem do abacate é que ele pode ser consumido nas formas doce e salgada. É um ingrediente bem-vindo em saladas, sanduíches e é a base do mexicano guacamole, mas também é muito apreciado em vitaminas ou batido com mel, limão ou açúcar.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

BBC
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
AFP
Estilo
Agência Estado
do UOL
do UOL
Blog do Prem Baba
Estilo
Estilo
do UOL
BBC
do UOL
do UOL
Blog Bella Falconi
do UOL
Estilo
Blog Luiz Sperry
do UOL
Estilo
do UOL
do UOL
do UOL
Blog Nutrição sem neura
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
BBC
do UOL
do UOL
BBC
Estilo
Estilo
BBC
do UOL
do UOL
do UOL
Blog do Prem Baba
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
Topo