Boa forma

Tremedeira e rosto vermelho: por que temos essas reações após o exercício?

iStock
Tremedeira depois de um treino intenso? Vem entender o por quê Imagem: iStock

Maria Júlia Marques

Do UOL, em São Paulo

07/08/2017 04h15

Quando acabamos de treinar, o cansaço pode aparecer e, com ele, outras sensações estranhas também. Quem nunca sentiu tremedeira, ficou sem conseguir respirar ou precisou correr para o banheiro? Além da queima normal de uma aula de ginástica intensa, seu corpo acaba reagindo de diversas maneiras. Mas não se assuste, tudo tem uma explicação e seu corpo está bem.

Fontes: Paulo Camiz, clínico geral e professor do Hospital das Clínicas, e do Paulo Zogaib, médico do núcleo de medicina esportiva do hospital Sírio-Libanês.

Reações do corpo após o treino:

  • Rosto vermelho

    Quando aceleramos, fazemos uma redistribuição do sangue. Seu coração bate mais rápido, porque o sangue precisa circular com rapidez para levar oxigênio às células durante o exercício. O corpo é esperto e diminui a circulação em lugares que não estão sendo usados para a atividade, como o intestino, e prioriza lugares que estão a todo vapor, como o cérebro. Existe também uma questão de refrigeração. Para voltar a resfriar, o organismo usa a transpiração e envia este alto fluxo sanguíneo para extremidades da pele, fazendo com que o calor saia do corpo e seu rosto fique cheio de sangue.

  • Barriga gelada

    Você já colocou a mão na barriga durante ou no fim da malhação? Ela está mais fria e não quente como o rosto. Pode parecer estranho, tem quem diga que é sinal das calorias queimando, mas não é bem assim. Seu sangue está apenas fazendo o trabalho de fornecer energia aos músculos que mais precisam antes de chegar ao abdômen. Você já fez um treino de perna pesado e, acabando a série, ficou com tontura e visão embaçada? É a prova desse fenômeno. O corpo entende que as pernas estão precisando muito e manda todo o sangue para região, deixando pouco até na cabeça.

  • Tremedeira e espasmos

    Seu corpo pode dar uma tremida em resposta à adrenalina que o exercício libera. Além disso, é comum a musculatura vibrar quando está muito cansada. Você pode ter exigido mais do que o músculo estava preparado e ele tem uma resposta rápida em forma de espasmo. É o que acontece no seu olho, por exemplo, quando está sem dormir. Você usa a musculatura demais e o olho pode tremer sozinho. Outro mecanismo que leva à tremedeira é o seguinte: durante o exercício, você sempre faz um ciclo de contração e relaxamento do músculo. E quando a atividade foi muito rigorosa, o sistema nervoso manda impulsos, mas o corpo não recebe corretamente e pode responder com tremeliques ou até moleza.

  • Vontade de ir ao banheiro

    Se você já foi correr e assim que deu cinco minutinhos na esteira já bateu aquela vontade de ir ao banheiro, saiba que não está sozinho. Correr acelera o trânsito intestinal e faz seu sistema digestivo funcionar mais rápido. Inclusive, caminhadas são recomendadas para pacientes que fizeram cirurgias na barriga e precisam fazer o número dois para garantir que está tudo funcionando bem. Você também pode ter vontade de fazer "número dois" ao acabar o exercício. A circulação sanguínea é reduzida na região intestinal durante a atividade. Logo, quando você acaba o exercício, o fluxo sanguíneo volta a funcionar com normalidade e pode estimular os aparelhos digestivos.

  • Coceira

    Como assim, né? Ter coceiras ou até alergia na pele pode ser comum devido à fricção com a roupa de academia. Virilha e axila são as regiões com mais irritações, por serem bastante sensíveis e estarem na ligação dos membros com o tronco, lugares que costumam raspar mais, ter mais atrito. Além disso, quando transpiramos, liberamos suor na pele. O suor tem minerais, principalmente sódio, que ficam na nossa derme mesmo quando o suor evapora. Para pessoas mais sensíveis, esse resquício de sódio pode deixar a pele mais irritada.

  • Respiração ofegante

    Resumo: ficar ofegante é tentar produzir energia para acompanhar seu gasto. Ter essa quase falta de ar significa que você está aumentando a ventilação do seu corpo, para captar mais oxigênio, levar esse ar para os pulmões e para o sangue, para ele ser transportado para a musculatura trabalhada. Quanto maior a ventilação, maior a circulação e mais energia para você.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

do UOL
Blog do Fernando Guerreiro
do UOL
do UOL
do UOL
Blog do Fernando Guerreiro
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
UOL Especiais
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
BBC
do UOL
do UOL
Estilo
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
Topo