Vida saudável

De chuchu a requeijão: 5 brigadeiros fit para você comer sem culpa

iStock
Dá para comer brigadeiro mesmo estando de dieta imagem: iStock

Do UOL, em São Paulo

O brigadeiro, um dos doces mais famosos do Brasil, é um grande inimigo de qualquer dieta por motivos óbvios: cada bolinha tem 90 calorias vazias, ou seja, aquelas que não apresentam valor nutricional e elevam o estoque de energia, resultando em excesso de gordura.

No entanto, existem receitas alternativas da sobremesa à base de ingredientes mais saudáveis do que o leite condensado, a manteiga e o chocolate em pó. 

Abaixo, conheça cinco delas.

Doces e magros

  • Brigadeiro de biomassa de banana verde

    Ingredientes: biomassa de 2 bananas verdes; 5 colheres (sopa) de açúcar mascavo; 3 colheres (sopa) de cacau em pó; 1 colher (chá) de manteiga ghee; 5 gotas de essência de baunilha. Modo de preparo: bata tudo no liquidificador até formar uma massa uniforme. Dica: polvilhe --ou enrole-- com amêndoas, castanhas trituradas, nibs de cacau granulado ou pistache.

  • Brigadeiro de chuchu

    Ingredientes: 1 chuchu; 1 colher (chá) de essência de baunilha; 1 gema de ovo; 1 colher (chá) de amido de milho; 3 colheres (chá) de cacau em pó; 3 colheres (chá) de adoçante em pó ou açúcar light; 4 colheres (sopa) de leite em pó. Modo de preparo: corte o chuchu em cubinhos. Coloque os pedaços em uma panela e cubra com água potável. Leve ao fogo e acrescente a essência de baunilha. Espere até que o vegetal fique bem mole. Em seguida, escorra a água e coloque o chuchu no liquidificador junto da gema, do leite em pó e do amido de milho. Bata até a mistura ficar homogênea --se necessário, peneire. Volte a massa para o fogo (baixo) junto do cacau e do adoçante. Cozinhe até atingir um ponto semelhante ao do brigadeiro tradicional.

  • Brigadeiro de leite em pó desnatado

    Ingredientes: 2 colheres (sopa) de leite em pó desnatado; 1 colher (sopa) de margarina light; 2 colheres (sopa) de açúcar mascavo; 200 ml de água; 4 colheres (sopa) de chocolate em pó; Gotas de baunilha a gosto. Modo de preparo: despeje todos os itens da receita em uma panela e leve ao fogo (brando). Mexa até que a massa chegue ao ponto do brigadeiro tradicional.

  • Brigadeiro de requeijão

    Ingredientes: 2 colheres (sopa) de requeijão zero; 1 xícara (chá) de leite desnatado; 2 colheres (sopa) de cacau em pó; 1 colher (sopa) de amido de milho; 1 colher (sopa) de açúcar demerara. Modo de preparo: adicione tudo em uma panela. Em fogo brando, mexa até que o caldo engrosse e comece a desgrudar da panela, tal qual a receita tradicional. Sirva em taças ou faça bolinhas.

  • Brigadeiro de tâmaras

    Ingredientes: 3 tâmaras; 1 vidro de leite de coco; 1 banana-prata madura; 2 colheres (sopa) de cacau em pó; 1 colher (sopa) de amaranto em flocos; 1 colher (sopa) de açúcar mascavo ou demerara. Modo de preparo: pique as tâmaras e amasse as bananas. Adicione todos os ingredientes, um a um, e deixe em fogo brando mexendo até que a mistura engrosse e comece a desgrudar da panela.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.title}}

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
Estilo
Estilo
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
Estilo
do UOL
UOL Estilo
UOL Estilo
do UOL
Estilo
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
UOL Estilo
do UOL
Estilo
BBC
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
UOL Estilo
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
Folha de S. Paulo
ESPNw
do UOL
do UOL
do UOL
Topo