Alimentação

De hibisco, verde, oolong... Será que chá emagrecedor realmente funciona?

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Ana Elisa Faria

Colaboração para o UOL

04/08/2017 04h10

Quando o frio do inverno dá as caras, muita gente esquece de executar uma tarefa primordial para o bom funcionamento do organismo: beber água --nessa estação, o líquido, mesmo em temperatura ambiente, pode descer gelado pela garganta. Um chazinho quente, portanto, acaba se tornando uma opção bastante atraente para os dias mais gelados.

Além de aquecer, alguns tipos de chá, se aliados a uma dieta saudável e à realização de exercícios físicos regulares, são capazes de auxiliar no processo de emagrecimento. “Algumas dessas bebidas podem agir como coadjuvantes na perda de peso, quando associadas a uma alimentação balanceada e à prática de atividade física. Vale destacar, porém, que não oferecem benefícios de forma isolada”, diz Marcela Taleb Haddad, nutricionista do hospital Sírio-Libanês.

Quais são os tipos de chá mais indicados para emagrecer?

Os chás mais indicados para esse fim são o branco, o de hibisco, o mate, o de moringa, o verde e o oolong. A especialista explica, ainda, de que forma eles agem no corpo.

“Há os que atuam como diuréticos, reduzindo a retenção de líquidos e eliminando toxinas do organismo. Outros operam como antioxidantes, combatendo os radicais livres [agentes que colaboram para o envelhecimento], e alguns funcionam como aceleradores do metabolismo, aumentando o gasto energético”, explica.

Este aumento, no entanto, não é suficiente para provocar perda de peso de maneira destacada. “É importante ressaltar que, com o efeito diurético dos chás, o indivíduo perde líquido, e não gordura. Então, muitas vezes o peso na balança pode reduzir, mas não significa que a pessoa perdeu gordura”, acrescenta a nutricionista.

Tem algum tipo de contraindicação?

Também é bom frisar que esses líquidos calorosos têm de ser ingeridos com cautela e nem todo mundo pode fazer uso deles. Grávidas, crianças, hipertensos, hipotensos, pessoas que sofrem de problemas gástricos, como úlcera e gastrite, arritmia cardíaca ou insônia devem evitar o consumo dos chás. Segundo Patricia Cruz, nutricionista mestre em saúde pública pela USP, muitos deles são ricos em cafeína, o que diminui a biodisponibilidade de cálcio, além de ser estimulante. “Eu só prescrevo para adultos que se exercitam.”

Patricia frisa ainda dois pontos-chave: a quantidade ingerida e o modo de preparo dos chás. De acordo com ela, o ideal é tomar um litro no decorrer do dia. “Para o efeito emagrecedor, é fundamental misturar duas colheres de sopa da erva seca em um litro de água. Quem não estiver habituado ao sabor do chá [alguns têm gosto forte e amargo], pode ir colocando a erva de pouquinho em pouquinho até alcançar as duas colheres”, conta.

Seguir o passo a passo da receita também é imprescindível. “Basta ferver um litro d'água. Depois, deve-se apagar o fogo e colocar a planta herbácea escolhida. Em seguida, abafe e deixe ali por dez minutos. Após esse tempo, é só beber”.

A nutricionista Marcela Taleb Haddad ressalta a importância de consultar um profissional qualificado para a prescrição da bebida e a indicação de detalhes, como o melhor horário para o seu consumo. “Porque alguns chás, por exemplo, possuem fatores antinutricionais que podem interferir na absorção de nutrientes”, afirma. E se quiser o benefício emagrecedor do chá, é recomendável não adoçá-lo.

6 tipos de chás e seu benefícios

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    Chá branco

    É obtido a partir da planta camellia sinensis, assim como o chá-verde, mas difere dele por não passar pelos processos de oxidação e fermentação, sendo uma versão menos processada que o verde. Possui maior teor de catequinas --fitonutriente da família dos polifenóis de forte ação antioxidante-- e menor teor de cafeína. Tem característica antioxidante e seus benefícios são associados à redução de radicais livres.

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    Chá de hibisco

    É cheio de substâncias antioxidantes, como os flavonoides, antocianina e quercetina. Possui também ação antibacteriana e é diurético, ou seja, impede a retenção de líquidos e auxilia na eliminação de toxinas. Além disso, tem efeito na redução do depósito de gordura no organismo e apresenta efeito cardioprotetor e vasodilatador, contribuindo para a redução da pressão arterial. Clique no link e leia mais sobre chá de hibisco. Leia mais

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    Chá mate

    Também possui flavonoides e cafeína, atuando como antioxidante, além de controlar os níveis de colesterol no sangue, estimular o sistema nervoso e aumentar a diurese.

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    Chá de moringa

    É fonte de proteínas, vitaminas e minerais. Auxilia no controle da pressão arterial e da glicemia, além de possuir efeito diurético, anti-inflamatório e antioxidante.

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    Chá-verde

    Irmão do chá branco, também vem da camellia sinensis. Ele possui cafeína e catequinas, que aumentam a produção de calor do organismo, acelerando a oxidação de gordura corporal. As catequinas também possuem efeito antioxidante, associado à prevenção de doenças crônicas não-transmissíveis.

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    Oolong

    É produto da oxidação parcial da camellia sinensis, apresentando, além das catequinas, as teaflavinas, que conferem propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias.

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