Vida saudável

Farinha é tudo do mesmo saco? Garimpamos 15 tipos para rechear sua dieta

iStock
As farinhas possuem quantidades importantes de fibras Imagem: iStock

Ana Elisa Faria

Do UOL, em São Paulo

01/03/2016 08h00

Farinha não é tudo do mesmo saco. As mais conhecidas --de mandioca, de rosca ou de trigo-- estão, dia a dia, dividindo espaço nos pratos tradicionais com as feitas de variadas sementes, frutas e legumes, como a de gergelim, a de maracujá e a de berinjela.

De acordo com a nutricionista Melina Aniquini, todos esses tipos têm quantidades importantes de fibras que auxiliam no bom funcionamento do intestino, promovem a sensação de saciedade e atrasam o esvaziamento gástrico. "Com saciedade, a pessoa come menos, o que ajuda no processo de emagrecimento", diz.

Duas colheres de sopa da farinha escolhida é o número indicado para ser consumido diariamente, segundo a especialista. Ela ressalta, no entanto, que se as preferidas forem a de feijão-branco ou a de grão-de-bico o ideal é consumir, por dia, somente uma colher (também de sopa). "Por serem alimentos fermentativos, eles aumentam a produção de gases e o desconforto abdominal. Também vale destacar que, por conterem quantidades significativas de fibras, o consumo de líquidos é fundamental, pois só assim ocorre a efetiva ação das fibras no organismo", conta.

Mesmo o que faz bem à saúde, se ingerido em excesso ou por quem tenha contraindicações, pode fazer mal. "Algumas misturas encontradas prontas podem ter na composição o guaraná em pó. Nesse caso, o produto não é indicado para pacientes hipertensos, cardíacos ou com dificuldade para dormir". 

Para usar a farinha de forma criativa em receitas diferentes das de pães, bolos e massas, Melina indica outras maneiras. "Elas podem ser polvilhadas sobre frutas, saladas e refeições prontas, e misturadas em iogurtes, sucos, vitaminas e caldos".

Agora, para você se inspirar e começar a usar a farinha como mais uma aliada da sua saúde, garimpamos as mais "diferentonas" e coloridas do mercado. 

Farinhas para todos os gostos

  • Farinha de amêndoa

    Rica em proteínas e gorduras boas, esta farinha auxilia na redução do colesterol.

  • Farinha de amora

    Possui uma fibra solúvel chamada pectina, que prolonga a sensação de saciedade e ajuda no controle dos níveis de açúcar no sangue, além de contribuir para a diminuição do colesterol. É rica em flavonoides, especialmente a antocianina, com forte ação antioxidante que evita a formação de radicais livres, prevenindo o envelhecimento celular. Evita a retenção de líquidos.

  • Farinha de banana verde

    Repleta de amido resistente, que não sofre digestão nem absorção, serve de alimento para bactérias benéficas do intestino, favorecendo o aumento do bolo fecal e diminuindo o risco de câncer de cólon. Excelente para prevenir o diabetes tipo 2. A banana é rica em magnésio, mineral que aumenta a sensação de felicidade e bem-estar. Nos dias de TPM, vale incluir esta farinha na alimentação.

  • Farinha de berinjela

    Fonte de vitaminas A, B e C, contribui para a boa visão, para as defesas do corpo e tem ação antioxidante importante no combate dos radicais livres. Tem função hepática indicada para os que sofrem de digestão pesada. É rica em elementos fitoquímicos, substâncias que protegem contra a formação de câncer, e reduz os níveis de colesterol ruim (LDL).

  • Farinha de casca de laranja

    A casca de onde vem a farinha contém cerca de 60 flavonoides e mais de 170 fitonutrientes, essenciais para a manutenção da saúde da pele e do sistema imunológico. Possui pectina, além de citrus aurantium, substância capaz de ativar o metabolismo e a queima de gordura corporal.

  • Farinha de chia

    Equilibra o nível de açúcar no sangue e aumenta a saciedade. Rica em proteínas, é bastante indicada aos esportistas.

  • Farinha de coco

    Tem grande quantidade de fibras, responsáveis por gerar ótima saciedade, reduzir a absorção de açúcar e gordura, além de melhorar o processo digestivo. Seu consumo regular está associado a maior perda de peso e gordura, como também na redução do colesterol ruim (LDL) e no aumento do bom (HDL). Com baixo índice glicêmico, ela equilibra o açúcar no sangue, evitando picos de insulina e auxiliando no controle do diabetes.

  • Farinha de couve integral

    É cheia de cálcio, fósforo e ferro, minerais importantes à formação e à manutenção de ossos e dentes. Contém também vitamina A, indispensável à boa visão e à saúde da pele, e vitaminas do complexo B, que têm por funções proteger a pele, evitar problemas do aparelho digestivo e do sistema nervoso. Em sucos, é um tônico excelente, já que aumenta a energia e a vitalidade.

  • Farinha de feijão-branco

    Uma das mais procuradas por aqueles que querem emagrecer. Rica em faseolamina A, proteína que tem como função inibir a digestão de carboidratos e diminuir a absorção de açúcares pelo organismo, auxilia no emagrecimento e na prevenção do diabetes.

  • Farinha de gergelim

    Como toda boa semente oleaginosa, o gergelim é rico em cálcio, fósforo, ferro, magnésio, cobre e cromo. Fortalece os tendões e os ossos e, também, melhora a elasticidade da pele, além de desenvolver forte poder antioxidante nas células.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Blog do Prem Baba
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
Agência Estado
do UOL
do UOL
Estilo
do UOL
do UOL
do UOL
BBC
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
Estilo
do UOL
Agência Estado
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
BBC
Blog do Prem Baba
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
BBC
UOL Entretenimento
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
Estilo
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
Topo