Alimentação

Limão ajuda a emagrecer? Veja mitos e verdades sobre o consumo da fruta

Getty Images
Imagem: Getty Images

Thais Carvalho Diniz

Do UOL

21/03/2017 04h00

Você já deve ter ouvido falar ou mesmo feito a famosa dieta do limão para perder alguns quilinhos. Apesar de bastante difundidos, os métodos que envolvem o consumo da fruta --seja tomar o suco em jejum, antes das refeições ou ir aumentando a quantidade ao longo dos dias-- não são eficazes para a perda de peso.

Entretanto, incluir o limão no hábito alimentar --associado a uma alimentação equilibrada e exercício físico-- traz outras vantagens para a saúde, mas que nada tem a ver com emagrecimento.

A seguir, veja mitos e verdades sobre os benefícios da fruta:

  • Desintoxica o organismo

    Mito. O limão possui antioxidantes, mas isso não significa que sua ingestão irá desintoxicar o corpo. De acordo com Carina Müller, nutricionista e chef de cozinha, isso quer dizer que ele evita a oxidação, quando um radical livre --substâncias geradas pelo próprio organismo-- agride células e tecidos, causando o envelhecimento celular.

  • Fortalece o sistema imunológico

    Verdade. A fruta é rica em vitamina C, que atua diretamente no sistema imunológico. Desta forma, consumir a fruta auxilia na prevenção de doenças oportunas, como os resfriados. Para conseguir tal benefício, Anita Sanchs, nutricionista e professora da Escola Paulista de Medicina da Unifesp, reforça que o limão deve ser espremido e consumido em seguida. "Como a vitamina C é sensível à luz, após meia hora o suco perde os benefícios desse nutriente."

  • Com água morna auxilia o emagrecimento

    Mito. O único benefício de consumi-lo com água morna, segundo Carina Müller, é que a mistura terá uma absorção mais rápida por estar na mesma temperatura do organismo.

  • Ajuda na digestão

    Verdade. O limão é um alimento rico em ácido cítrico e, ao ser consumido em jejum, estimula a produção de fluidos digestivos oriundos do estômago, fígado e pâncreas. "Quando incluído na rotina, o limão ajuda a amenizar sintomas da má digestão, empachamento e azia, por exemplo", afirma Carina Müller.

  • Combate a absorção de gordura

    Mito. As pessoas têm a falsa ideia de que frutas cítricas, como limão e abacaxi, agem como "detergentes" na gordura consumida. De acordo com os especialistas, consumi-lo pela manhã deixa o organismo preparado para uma melhor digestão, como dito no item anterior, mas não quebra a absorção da gordura.

  • Agrava problemas gastrointestinais

    Mito. De acordo com Ricardo Zanuto, nutricionista e educador físico, existe associação do limão, por ser uma fruta ácida, a problemas como gastrite e úlcera, por exemplo, mas isso não é verdade. "Ao entrar em nosso corpo, o pH muda e ele passa a ser alcalinizante, o oposto de ácido. Em vários casos, isso pode até ser benéfico para condições gástricas". No entanto, Zanuto diz que as pessoas que apresentam sensibilidade à ingestão de frutas ácidas devem consultar o médico para evitar riscos.

  • É benéfico para a dieta

    Verdade. Embora não atue diretamente na perda de peso, consumir o limão é uma boa alternativa por se tratar de uma fruta de baixíssimo valor calórico. Os especialistas entrevistados pelo UOL, entretanto, fazem a ressalva de que nada em excesso é saudável. Por isso, não substitua nenhuma refeição pelo consumo abusivo da fruta. "Substituir bebidas açucaradas por suco de limão sem açúcar é uma opção nutritiva para ser integrada à dieta", afirma Ricardo Zanuto. Além disso, o especialista dá a dica de trocar o sal pelo limão como tempero. "Três colheres de sopa de suco de limão possuem apenas 11 calorias".

  • Evita retenção de líquido

    Verdade. Associado à ingestão de água, o limão, que é rico em potássio, ajuda a manter o equilíbrio líquido corporal. Desta forma, também ajuda a eliminar mais facilmente a urina, o que reflete o bom funcionamento dos rins. "Ter sódio em excesso e potássio em deficiência no organismo causa retenção hídrica e problemas de circulação", explica Carina Müller.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

do UOL
do UOL
do UOL
Estilo
RedeTV! Entretenimento
Estilo
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
Estilo
UOL Comidas e Bebidas
UOL Comidas e Bebidas
BBC
do UOL
do UOL
Estilo
do UOL
Estilo
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
Band Terra Viva
do UOL
do UOL
do UOL
Estilo
Estilo
do UOL
do UOL
Estilo
Estilo
Estilo
RedeTV! Entretenimento
RedeTV! Entretenimento
RedeTV! Entretenimento
BBC
do UOL
do UOL
do UOL
Estilo
do UOL
do UOL
Estilo
BBC
Estilo
do UOL
Topo