Alimentação

Natal de dieta pode ser bem menos sofrido do que parece; veja 5 dicas

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Lombo e filé mignon suínos são opções mais leves do que as coxas e sobrecoxas das aves tradicionais Imagem: Getty Images

Adriana Nogueira

Do UOL

20/12/2016 13h03

Enfrentar as ceias de Natal e Ano Novo de dieta é tarefa para os fortes, mas nem tudo precisa ser privação nas festas de fim de ano.

Além da dica óbvia de não exagerar nos tamanhos das porções, existem outros caminhos para não passar vontade nem sair da linha.

Veja a seguir as recomendações da nutricionista Weruska Barrios, do hospital Beneficência Portuguesa de São Paulo.

  • Prefira carne de porco

    Durante muito tempo, a carne de porco foi vista como pouco saudável e considerada gordurosa. A verdade é que sabendo escolher o corte, ela é uma alternativa equivalente ao peito das tradicionais aves servidas nas ceias, mas menos calórica do que coxas e sobrecoxas de perus e afins. Partes do porco como o lombo e o filé mignon suíno têm menos gordura intrínseca (entre as fibras da carne). Para quem reclama que são carnes mais secas, basta combiná-las com frutas grelhadas, como abacaxi. Mas não escorregue na forma de preparo. Para que sejam opções mais leves, nada de envolvê-las em bacon, crostas amanteigadas e molhos à base de creme de leite.

  • Varie com fontes de proteína vindas do mar

    Prato tradicional em algumas mesas nesta época do ano, o bacalhau pode ser uma alternativa menos calórica para a ceia natalina ou de Ano Novo. Mas em vez da versão salgada --que por ser carregada de sódio prejudica o coração--, prefira as postas frescas desse peixe. Combinado com azeite e vegetais variados, ele se torna uma refeição completa. Opções como salmão, arenque e sardinha podem substituir sem prejuízo o bacalhau. Qualquer um dos peixes citados, além de render menos calorias, será uma fonte de gordura da família ômega, benéfica para o sistema cardiovascular.

  • Tente uma farofa diferente

    Acompanhamento tradicional dos pratos da ceia, a farofa pode ir para a mesa em uma versão menos calórica. Basta trocar a farinha de mandioca por flocos de aveia e esquecer bacon ou linguiça. Na versão light, valem vegetais variados, como cenoura e erva doce, e ovo. Para incrementar, uma boa opção é quebrar na faca castanhas variadas e nozes, que também são fonte de gordura boa. Quem gosta de frutas secas pode incrementar o preparo com elas. Como entram como um "tempero", ou seja em quantidade reduzida, não provocam grande impacto no número de calorias.

  • Arroz com passas

    O arroz branco combinado com passas não precisa ser riscado do cardápio. Ele pode ser preparado com passas sem açúcar, para quem realmente está contando calorias na ponta do lápis. Além disso, é só não exagerar na porção nem combiná-lo com outras fontes de carboidrato, como batatas e farofa.

  • Experimente a sobremesa e complete com frutas

    Se você é uma formiga assumida, o caminho é se servir de uma pequena porção da sua sobremesa favorita --como pavê de chocolate e panetone recheado com sorvete-- e terminar de matar sua vontade de doce com frutas frescas como pêssego, ameixa e cereja. Além de estarem mais saborosas nesta época do ano, as fibras das frutas te ajudarão a absorver menos gordura dos demais alimentos ingeridos. Segundo a nutricionista, é como se elas "abraçassem" o colesterol, fazendo com que esse seja excretado em vez de assimilado pelo organismo.

  • Um brinde pode

    Quem está de dieta realmente tem de esquecer as bebidas alcoólicas, mas --para não deixar de participar do momento do brinde-- um cálice de vinho tinto (entre 50 ml e 100 ml) é a melhor opção. Vale também não esquecer de se hidratar bem durante as celebrações, ingerindo de dois a três litros de água por dia.

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