Alimentação

Segunda Sem Carne: inspire-se em 8 perfis vegetarianos do Instagram

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Do UOL

24/10/2016 07h10

A campanha Segunda Sem Carne, lançada em 2003 nos EUA, se propõe a conscientizar as pessoas sobre o impacto que os alimentos de origem animal têm sobre a sua saúde, a do planeta e, é óbvio, no bem-estar dos bichos. A ideia é, pelo menos uma vez por semana, descobrir novos sabores, já que cada refeição em que você dispensa a carne gera uma série de benefícios para o meio ambiente. Segundo a SVB (Sociedade Vegetariana Brasileira), ao não comer um pedaço de bife (220 gramas), você poupa:

- 792 litros de água limpa: o que equivale a cerca de 16 banhos. Esse cálculo leva em conta a quantidade de água usada em toda cadeia de criação do gado --desde a produção da soja, usada de ração, até a água que o animal toma ou que é usada para limpeza.

- 6,6m² de floresta desmatada: o que equivale a um quarto de um apartamento pequeno. Nesta conta, entram tanto as áreas desmatadas para o plantio de soja, uma das principais fontes de alimento do gado, quanto para fazer pasto.

- 4 quilos de grãos: principalmente soja e milho, que são usados como ração para os animais.

Se você se animou com a ideia de tirar a carne do prato pelo menos uma vez por semana, então conheça esses perfis "veggies" do Instagram e inspire-se:

  • Imagem: Reprodução/Instagram
    Reprodução/Instagram
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    @belagil

    Em seu perfil, a apresentadora Bela Gil mostra receitas, dá dicas de alimentos e ainda exibe sua rotina, com família e gravações. Na foto ao lado, Bela mostra um almoço do dia a dia: catalônia refogada, brócolis ao alho, feijão, abóbora cozida, agrião e arroz integral. Uma prato completo: com proteína, carboidrato, ferro e sem carne.

  • Imagem: Reprodução/Instagram/@presuntovegetariano
    Reprodução/Instagram/@presuntovegetariano
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    @presuntovegetariano

    O canal do YouTube, que mostra pratos rápidos veganos e vegetarianos, também tem sua página no Instagram. As receitas são variadas, desde doces a salgados e até pratos mais "junkie food", como este hambúrguer vegano de feijão preto. No YouTube, é possível acompanhar o passo a passo desta receita.

  • Imagem: Reprodução/Instagram/@thelittleflowerpetal
    Reprodução/Instagram/@thelittleflowerpetal
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    @thelittleflowerpetal

    O perfil da professora de ioga Georgina Berbari, que vive em Nova York, é repleto de pratos feitos com a maior delicadeza, como estes sanduíches de avocado, que foram decorados com morangos, figos e rabanetes.

  • Imagem: Reprodução/Instagram
    Reprodução/Instagram
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    @veganstraws

    Sucos, vitaminas e smoothies não faltam nesta página. As receitas são práticas, como esta da foto. Anote. Ingredientes: 2 bananas congeladas; um punhado de espinafre; um punhado de framboesas; 200 ml de água de coco; 1 tâmara e 1 colher de sopa de chia. Modo de preparo: pegue uma banana, as framboesas e bata junto com 1/3 da água de coco. Coloque no copo. Limpe o liquidificador e bata todo o resto até ficar com a textura de smoothie. Acrescente no copo e sirva ainda gelado.

  • Imagem: Reprodução/Instagram
    Reprodução/Instagram
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    @vegetarirango

    O programa de culinária apresentado por Flavio Giusti no YouTube também tem sua página no Instagram. Por lá, é possível ver receitas do canal, memes sobre vegetarianismo e ainda dicas de restaurantes veganos e vegetarianos. Tudo com o bom humor típico do apresentador. O lanche da foto é do restaurante O Vegano, em Belo Horizonte, MG.

  • Imagem: Reprodução/Instagram
    Reprodução/Instagram
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    @vegetariangastronomy

    Os pratos da página são 100% veganos. Ou seja, não levam nada de origem animal, como leite, queijo ou ovos. Na foto, um cozido de brócolis, cogumelos, alho e tofu que fica pronto em 20 minutos.

  • Imagem: Reprodução/Instagram
    Reprodução/Instagram
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    @virandovegana

    A mineira Bruna Matos mostra a rotina de quem está descobrindo o veganismo e compartilha seus pratos: "Almoço dessa #segundasemcarne teve: feijão, arroz com cenoura, repolho, virado de jiló (jiló refogado e misturado com farinha de mandioca, tipo um tutu) e salada de beterraba e tomatinhos cereja. Bom demais, nutritivo e simples. Ser vegano é mais fácil do que a gente pensa".

  • Imagem: Reprodução/Instagram
    Reprodução/Instagram
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    @vegfoodvideos

    A página reúne vídeos rápidos de receitas vegetarianas e veganas. Na foto, receita de uma Salada Fatuche, prato típico árabe.

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